Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

Benefícios da aveia para a saúde

A aveia é um dos cereais mais utilizados na alimentação. Há décadas, seus benefícios são reconhecidos para crianças e adultos. O cereal oferece diversos nutrientes, como proteínas, ferro, cálcio, fibras, carboidratos e vitaminas. Devido às suas fibras solúveis, a aveia auxilia na regulação do trato intestinal, auxiliando também a diminuir e estabilizar o mau colesterol (LDL). As fibras ajudam também a regular a glicose e a insulina, sendo altamente recomendada por médicos para quem possui diabetes do tipo 2. A aveia prolonga a sensação de saciedade, reduzindo a liberação de glicose pelo organismo. Conheça, abaixo, alguns outros benefícios da aveia para a saúde.

Benefícios do consumo diário de aveia

Como mencionamos, a aveia é excelente para regular as funções intestinais, o que traz benefícios diretos e indiretos para o corpo, como melhorias no humor, na disposição e na pele. A aveia também é uma poderosa aliada no combate a infecções, pois ajuda a reforçar o sistema imunológico. As fibras solúveis ajudam também na prevenção contra o câncer de cólon.

Estudos recentes realizados na Dinamarca mostraram que, em um período de apenas uma semana de consumo de aveia, o colesterol LDL apresentou uma redução média de 16%, enquanto a taxa de gordura no organismo caiu em 14%. Uma semana antes, os mesmos indivíduos passaram por uma fase padrão de alimentação, com poucas fibras. Neste momento, as reduções foram, respectivamente, de apenas 3% e 4%.

É importante ressaltar que, para que a aveia traga tantos benefícios, seu consumo precisa ser diário. Pouco adianta utilizar o cereal durante alguns dias e, depois, abandoná-lo. A regularidade do consumo, aliada a uma vida com bons hábitos, trará inúmeros benefícios para as pessoas.

Quantidade diária de aveia para beneficiar a saúde

De acordo com diversos nutricionistas, o ideal é consumir algo em torno de trinta gramas diárias de aveia, o que equivale a três colheres de sopa. Em relação às funções intestinais, é extremamente importante ficar atento também à quantidade de líquidos consumida no dia, pois uma dieta rica e m aveia e pobre em líquidos pode causar prisão de ventre. O ideal é dividir estas porções de aveia ao longo do dia, com uma colher no café da manhã, outra à tarde e uma no início da noite. A aveia é extremamente versátil, podendo ser combinada com diversos alimentos.

Tipos

A aveia pode ser encontrada em três tipos principais: farinha, farelo e flocos. A farinha, muito utilizada em receitas como substituta da farinha de trigo, possui uma quantidade menor de fibras, por ser feita com a parte interna dos grãos. O farelo, feito com a parte externa, tem a maior concentração de fibras. Os flocos, por sua vez, são feitos a partir da prensagem integral do grão, mantendo uma grande parte dos nutrientes.

Regularidade

É importante frisar que a regularidade no consumo de aveia é o que possibilitará seus benefícios. O cereal pode ser consumido de diversas maneiras, como iogurte, banana amassada, vitaminas em geral, pães, bolos e muito mais.

Comentários

comentários

Veja Também:close