Berinjela – Vitaminas e os Benefícios para a Saúde

Berinjela — vitaminas e os benefícios para a saúde

Inimiga da chuva, frio e geada. Mas fundamental para a saúde dos seres humanos, a berinjela é rica em vitaminas e, com isso, traz uma série de benefícios agregados à saúde.

Hortaliça repleta de mitos e curiosidades

A berinjelatraz em sua história um amplo leque de informações, mitos e verdades. Pessoas do mundo inteiro começaram a consumir tal iguaria em excesso, pois informações de que suas propriedades ajudavam a combater o colesterol tomaram conta dos principais noticiários e portais de notícias. Mas nada nesse sentido foi comprovado cientificamente.

Outras pessoas acreditam que colocar o extrato seco da berinjela sobre ferimentos também aumentava o poder do organismo na cicatrização do mesmo. A ciência e a medicina também não comprovaram nada em relação a isso. Mesmo assim centenas de pessoas afirmam que seu extrato seco tem esse poder.

Benefícios reais presentes na berinjela

A berinjela é rica em nutrientes. Isso é fato. E alguns como o magnésio, por exemplo, auxiliam na reação enzimática dos ossos e dentes.

Outro nutriente presente na berinjela fica por conta do zinco, que é um forte aliado do sistema imunológico humano. Já o cálcio também auxilia na manutenção dos dentes e ossos, além de auxiliar a transmissão de impulsos pelo sistema nervoso e as contrações musculares.

A berinjela também apresenta rica concentração de fenóis, que trabalham como poderosos antioxidantes. A vitamina B1 também está presente na hortaliça, auxiliando o corpo humano na absorção de carboidratos e gorduras, evitando o acumulo exagerado.

Há ainda a opção de fazer sucos utilizando a berinjela. Sua alta concentração de fibras solúveis faz com que o organismo humano elimine com maior incidência a concentração de gordura. O fruto exerce uma poderosa função diurética, que acelera o metabolismo nesse sentido.

Pela manhã, juntamente com duas colheres de linhaça, duas rodelas de berinjela e um copo de água. Pode acrescentar laranja. Bata tudo no liquidificar e beba em seguida. Tomando esse suco diariamente, além de manter seu organismo saudável, em poucas semanas alguns quilos extras serão expulsos.

Inclua hoje mesmo na sua dieta

Para comprar uma berinjela saudável observe a coloração dela. É fundamental que esteja escuro, macio e sem manchas, com a pele fina e brilhante. Aquelas que apresentarem aparência opaca já sinalizam condições do tempo e, com isso, perderam boa parte das suas propriedades nutricionais.

Seu preparo deve ser feito com casca e tudo, desde que devidamente lavada. Corte em pedaços grandes e cozinhe com água. Vale ressaltar que o volume de água deve ser pequeno, evitando assim que os nutrientes da berinjela sejam perdidos.

Para evitar seu tradicional gosto amargo (o que não chega a ser exagerado), deixe-a de molho e coberta com um pouco de sal, vinagre ou limão. Por não mais do que 15 minutos. Depois de escorrer seque-a com um papel toalha.

Seu armazenamento também é simples e deve ser feito inteiro e com casca, mantendo assim suas propriedades nutricionais. Pode ser colocada na geladeira, desde que não fique armazenada por mais de quatro dias. Em um saco plástico pode durar até uma semana.

Comentários

comentários

Veja Também:close