Características do Cerrado brasileiro

Características do Cerrado brasileiro

Características do Cerrado brasileiro

O cerrado brasileiro é um dos seis biomas (áreas com as mesmas características naturais) presentes no Brasil. Em tamanho, perde somente para o bioma Amazônia. O cerrado possui grande diversidade de fauna e flora, além de diversas características de relevo, com planaltos, planícies e morros. Além disso, possui um clima relativamente organizado e é atravessado por vários rios importantes.

As principais características do cerrado brasileiro remetem à savana africana. Naturalmente, a savana é como uma área de transição entre as florestas e o deserto propriamente dito. E é isso que o cerrado brasileiro é: ele faz a transição entre a caatinga (outro bioma brasileiro), mais seca e desértica, com as florestas da Mata Atlântica e da Amazônia.

Quase um deserto

O clima árido da caatinga afeta em partes as características do cerrado brasileiro: as temperaturas são altas, com média anual de 25 graus. A vegetação é baixa e as árvores possuem grandes raízes, que lhes permitem retirar água do solo, a uma profundidade de até 2,5 metros. Só assim a vegetação consegue sobreviver, pois as chuvas são muito concentradas em uma época do ano.

Por conta dos grandes períodos de seca, há constantes incêndios espontâneos no cerrado. Mesmo assim, é um procedimento natural que é logo superado pelo próprio bioma.

No cerrado brasileiro, há diversas espécies de animais vertebrados e invertebrados. Muitas espécies são endêmicas, ou seja, só existem neste bioma. Entre outras características, os animais do cerrado brasileiro precisam desenvolver certas habilidades de caça e procura de água, pois não é tão fácil encontrar este bem natural em abundância.

Outras características do cerrado brasileiro

Em tamanho, o cerrado brasileiro é realmente recordista. É a segunda savana do mundo mais rica em espécies de plantas, com 7000. Destas, 4000 só podem ser encontradas no bioma. Por isso é tão importante o esforço do governo e das ONGs para tentar conter o avanço da destruição do cerrado brasileiro. É muita riqueza de espécies, tanto animais como vegetais.

Possível extinção do cerrado brasileiro

O desmatamento ilegal e a agricultura prejudicam as características do cerrado brasileiro como um todo. Estes são problemas que afetam não somente o cerrado, mas a Amazônia, a Caatinga e a Mata Atlântica. A fiscalização é deficiente e a destruição dos biomas vai acontecendo aos poucos. Foi assim com a Mata Atlântica, que hoje se resume a pouco mais de 3 % do que era há 400 anos.

Pesquisas recentes mostram que, se continuarmos desmatando e avançando com a agricultura sobre o cerrado, é possível que ele seja totalmente extinto em menos de 100 anos. Membros do governo dizem que isso é exagero, mas se formos levar em conta os fatos, percebemos facilmente que as projeções são bem reais.

Algo precisa ser feito e rápido. O cerrado brasileiro possui características únicas em todo o mundo e representa uma riqueza para o Brasil. Destruí-lo é uma catástrofe par ao povo brasileiro e para o planeta Terra como um todo. Se você pode fazer algo, faça: o cerrado brasileiro pede socorro!

Comentários

comentários

Veja Também:close