Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

Carnaval 2014 Salgueiro

A Salgueiro é uma das escolas de samba de maior popularidade no Brasil, ela foi fundada no dia 5 de março do ano de 1953, tendo portanto, 61 anos, a escola madrinha da Salgueiro é a a Mangueira, suas cores são vermelho e branco, o bairro de origem da Salgueiro é o Andaraí, seu presidente é a Regina Celi, os carnavalescos atuais da Salgueiro são o Renato Lage e a Mária Lage, os intérprete oficiais são os seguintes: Leonardo, Bessa, Serginho do Porto e Xande de Pilares, o diretor de carnaval é o Dudu Azevedo, os diretores de harmonia são Jomar Casemiro, Alda Alves e Siromar Carvalho, o diretor de bateria é o Mestre Marcão, a rainha de bateria é a Viviane Araújo o mestre-salas e a porta-baideiras são Sidcley e Marcella Alves e o Coreógrafo é o Hélio Benjani.
O desfile de 2015 será com o enredo “Do fundo do quintal, sabores na Sapucaí”, o dia será do dia 15 de fevereiro, entre às 1:20 e às 2:26.

Artistas Famosos da Academia

Os artistas famosos que tiveram que ligação com a Salgueiro nesses mais de 60 anos foram os seguintes: Anescarzinho, Argemiro Calça Larga, Arlindo Rodrigues, Djalma Sabiá, Fernando Pamplona, Flavio Tavares, Geraldo Babão, Haroldo Costa, Joãosinho Trinta, Laíla, Leonardo Bessa, Luiz Fernando Reis, Mário Borriell, Mestre Louro, Quinho, Renato Lage, Rico Medeiros, Roberto Szaniecki, Rosa Magalhães, Xangô do Salgueiro e Zuzuca.

E os artistas que são salguerienses de maior popularidade são os seguintes: Almir Guineto, Claudia Jimenez, Edmundo, Eri Johnson, Jorge Ben Jor, Paulo Vilhena, Fernanda Rodrigues, Fernanda Paes Leme, Viviane Araújo, Galvão Bueno, Xande de Pilares, Romário, Vanderlei Luzemburgo, Valesca Popozuda, Leda Nagle e Nelson Piquet.

Carnavais Memoráveis

Logo na estreia da Salgueiro no Carnaval do Rio de Janeiro, esta já ficou com o 3º lugar do Grupo 1 como enredo Romaria à Bahia, no ano de 1959, foi vice-campeã, com o enredo Viagem pitoresca através do Brasil e, no ano seguinte, foi campeã pela primeira vez com o enredo Quilombo dos Palmares. No ano de 1963, foi campeã novamente, com o enredo Xica da Silva, assim como, no ano de 1965, como enredo História do carnaval Carioca, a escola voltou a ser campeã no ano de 1969 com o enredo Bahia de todos os deuses, no ano de 1971, a escola foi campeã de volta, como enredo Festa para um rei negro. Nos anos de 1974 e de 1975, foi campeã, com os enredos O rei da França na ilha da assombração e posteriormente com O segredo das minas do rei Salomão e, em 1993, foi campeã novamente com o enredo Peguei um Ira no norte.

Anos 2000

No ano de 2009, a escola foi campeã com o enredo Tambor, e nos anos de 2012 e de 2014, foi vice-campeã com os enredos Cordei Branco e Encarnado e Gaia- a vida em nossas mãos.
A escola já foi bastante premiada por prêmios terceiros de jornais e revistas em diversos anos e diversas categorias.

Comentários

comentários

Veja Também:close