Champions League 2013: sorteio dos grupos

Champions League 2013: sorteio dos grupos

A Champions League é o mais importante torneio futebolístico do planeta. A competição é disputada há mais de meio século, mas possui o formato atual desde 1992. Os critérios adotados pela UEFA para a escolha das equipes que disputam o torneio são bastante complexos, mas, grosso modo, podemos dizer que participam da competição as equipes com melhor desempenho nos grandes campeonatos europeus, como Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra, além dos campeões de ligas menores, como Dinamarca, Bélgica e Grécia.

A Champions League 2013 terá início no dia 17 de setembro, com partidas dos grupos A a D. O sorteio dos grupos foi realizado no final de agosto, após as últimas equipes terem conquistado suas vagas na fase pré-Champions. Atualmente, 22 times conseguem vaga direta na competição, de acordo com o ranking da UEFA, enquanto outros clubes disputam uma eliminatória para tentar uma das dez vagas restantes.

Regulamento da competição

Na fase de grupos da Champions League, os 32 times participantes se dividem em oito grupos com quatro equipes cada. Os jogos são disputados em turno e returno, ou seja, há seis partidas para cada equipe. Ao final, as duas melhores de cada grupo classificam-se para as oitavas de final, enquanto os terceiros colocados vão disputar a fase eliminatória da Europa League.

Os confrontos das oitavas de final, assim como na fase de grupos, são decididos por sorteio. Este formato vai se repetindo até as semifinais. Na fase eliminatória, as vagas são disputadas no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Apenas a final é disputada em jogo único, em estádios predefinidos antes do início da competição. A edição de 2013 da Champions League terá o estádio de Wembley como palco da final.

Sorteio de grupos da Champions League de 2013

O sorteio de grupos da Champions League, realizado no dia 29 de agosto de 2013, trouxe algumas curiosidades para a primeira etapa da competição. O Grupo H, por exemplo, é composto apenas por ex-campeões do torneio: Barcelona, Milan, Ajax e Celtic. O Grupo B trará o confronto entre Real Madrid e Juventus logo na primeira fase. As duas equipes já disputaram uma final de Champions League, em 1998, com vitória dos espanhóis.

O Grupo F foi considerado um dos mais equilibrados, com Arsenal, Marseille, Dortmund e Napoli.

Principais jogos da fase de grupos da Champions League de 2013

A fase de grupos da Champions League de 2013 trará alguns confrontos dignos de uma final, como Real Madrid x Juventus, Bayern de Munique x Manchester City, Arsenal x Dortmund, Barcelona x Milan.

Relação completa dos grupos

Os grupos da Champions League de 2013 ficaram da seguinte maneira:

Grupo A: Manchester United, Shakhtar Donetsk, Bayer Leverkusen e Real Sociedad
Grupo B: Real Madrid, Juventus, Galatasaray e Copenhague
Grupo C: Benfica, Paris Saint-Germain, Olympiakos e Anderlecht
Grupo D: Manchester City, Bayern de Munique, CSKA e Plzen
Grupo E: Chelsea, Schalke, Steaua, Basel
Grupo F: Arsenal Dortmund, Marseille e Napoli
Grupo G: Porto, Atlético de Madrid, Austria Wien e Zenit
Grupo H: Barcelona, Milan, Celtic e Ajax

Comentários

comentários

Veja Também:close