Como desativar marcação de fotos no Facebook

Como desativar marcação de fotos no Facebook

Conforme as tecnologias vão se tornando mais sofisticadas e mais das nossas vidas são registradas em redes sociais, a impressão que fica é a de que o preço de tudo é a privacidade. Um dos recursos mais utilizados do Facebook é a marcação de fotos, que permite ao usuário vincular uma ou mais pessoas a uma foto publicada. A situação passa a ser um problema quando a pessoa não quer ter seu nome vinculado a uma foto que, por exemplo, acaba sendo uma propaganda ou um retrato constrangedor.

Antes da última reformulação do Facebook, era possível bloquear completamente a marcação de fotos. Hoje, o processo é mais complexo. Cada usuário tem uma Linha do Tempo, onde aparecem não só as publicações do usuário como também aquelas em que ele é marcado, como fotos. Só que antes de as fotos irem para a sua página de perfil, o usuário pode optar por aprova-las ou não. Para acessar este painel, é só entrar em sua página de perfil e clicar em Registro de Atividades.

Mudança no procedimento

Impedir que uma foto marcada apareça em sua Linha do Tempo não elimina a marcação, no entanto. Quem acessar o perfil no Facebook da pessoa que lhe marcou verá não só a foto como também o seu nome vinculado a ela. Não há mais como impedir todos os seus amigos de realizar este tipo de marcação. Caso você queira retirar seu nome de alguma foto, deve fazê-lo manualmente, ou seja, abrindo a foto e clicando na opção que retira a marcação.

Como remover

Ao abrir a foto, coloque o cursor do mouse sobre ela para ver alguns itens surgirem na parte inferior dela. Clique em Opções e depois em Denunciar/Remover Marcação. Uma nova janela, maior, irá aparecer, com várias opções sobre o que fazer. Caso se trate de algum tipo de humilhação, foto ofensiva ou propaganda, o ideal é denunciá-la, pois este tipo de publicação vai contra os Termos de Uso do Facebook. Caso apenas não queira seu nome vinculado a foto mesmo não havendo nada de errado com ela, opte por remover a marcação.

Em situações extremas, como uma pessoa que constantemente o marca em fotos inadequadas ou propagandas, também é aconselhável bloquear o usuário. Isto pode ser feito diretamente da página principal, clicando no ícone do cadeado e escrevendo o nome da pessoa no último item.

Propriedade intelectual

O Facebook ainda permite que o dono de uma marca ou peça artística faça uma denúncia sobre o uso indiscriminado de seu trabalho na rede social. No mesmo menu descrito anteriormente, é possível clicar em “Esta é sua propriedade intelectual?” para ser levado à Central de Ajuda do Facebook, onde são descritas as diversas formas que a rede social pode ajudar nestes casos.

O mau uso de direitos autorais e marca comercial estão previstos nos Termos de Uso do Facebook. O usuário que se sentir lesado pode realizar uma denúncia através desta página, fazendo um contato direto com o departamento de assessoria jurídica do Facebook.

Comentários

comentários

Veja Também:close