Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Como montar um jardim japonês

Os jardins japoneses são espaços belíssimos, muito utilizados para meditação. Embora em sua essência o jardim japonês seja como os jardins ocidentais, há algumas diferenças consideráveis. A primeira delas é que, diferente dos jardins que conhecemos, que prezam pela simetria das plantas, o jardim japonês respeita as formas da natureza. Ou seja, árvores retorcidas e pedras irregulares não são um problema, pois foi assim que a natureza os fez.

Geralmente, os jardins japoneses são espaços imensos, o que dificulta sua reprodução em casa. Entretanto, com alguma imaginação, é possível montar um jardim japonês em sua casa, ou pelo menos um jardim inspirado nos grandes espaços verdes orientais. Basta seguir alguns de seus elementos básicos e utilizar bastante a imaginação. Se você tem um espaço em casa que deseja deixar muito mais bonito e harmonioso, confira abaixo algumas dicas sobre como montar um jardim japonês em casa.

Materiais necessários para montar um jardim japonês em casa

Embora seja um ambiente meditativo, você pode querer um jardim japonês apenas para criar um ambiente mais agradável em casa. Uma das características marcantes em um jardim japonês são as pedras, dos mais variados tamanhos. O chão, geralmente, é coberto por pequenas pedras, destas que podem ser encontradas em casas de jardinagem.

As plantas também merecem uma grande atenção. Em um jardim japonês, temos tipos diversos de plantas, desde as que têm flores até aquelas que possuem apenas folhagens. Neste caso, deixe sua imaginação solta para criar combinações de cores que deixarão o jardim japonês ainda mais bonito.

Em um bom jardim japonês, também não pode faltar uma fonte de água. Geralmente, são aproveitados cursos naturais de água, canalizados com bambus. Se isso não for possível, uma fonte de pedra de tamanho pequeno ou médio já será suficiente. As fontes podem ser geralmente encontradas em lojas de produtos esotéricos. Se você tiver espaço suficiente para construir um pequeno lago, é até mesmo possível colocar algumas carpas no local, peixe característico dos lagos japoneses.

O planejamento para montar um jardim japonês em casa

Dentre as plantas recomendadas para o jardim japonês estão camélia, Azaléia, carvalho, bambu e outras. Antes mesmo de iniciar a montagem de seu jardim japonês, é muito importante planejar o espaço, levando em conta o quanto estas plantas crescerão.

Montagem

Um dos elementos muito utilizado em jardins japoneses é o banco de madeira, onde você pode sentar e esquecer um pouco dos problemas cotidianos. O posicionamento do banco é de extrema importância, pois este será o ponto onde você irá parar e aproveitar o cenário.

Se você não tem noção de como montar o jardim, é possível procurar ajuda especializada com paisagistas. Contudo, muitas vezes, a montagem de um jardim em casa é um momento pessoal, que preferimos fazer sozinhos ou com a família.

Inspirações

Caso você queira montar seu jardim japonês por conta própria, é possível encontrar diversas imagens inspiradoras na internet, em livros especializados ou até mesmo em filmes. O mais importante é que o jardim japonês fique com a sua cara.

Comentários

comentários

Veja Também:close