Como obter a certidão de quitação eleitoral

Como obter a certidão de quitação eleitoral

Como obter a certidão de quitação eleitoral

Criada em 1997, a certidão de quitação eleitoral é um documento extremamente importante, utilizado para comprovar que o eleitor está em dia com suas obrigações eleitorais, ou seja, tem gozo integral de seus direitos políticos. Em outras palavras, isso significa que o cidadão votou ou justificou adequadamente sua ausência nas últimas eleições, ou atendeu às convocações da Justiça Eleitoral no que diz respeito ao trabalho de mesário. A certidão também demonstra que não há qualquer espécie de multa eleitoral pendente.

Importância da certidão de quitação eleitoral

A certidão de quitação eleitoral é de extrema importância, especialmente para matrícula em instituições de ensino superior, inscrição em concursos públicos ou assinatura de contratos de trabalho. A certidão de quitação eleitoral serve como um substituto para os comprovantes de votação, aquelas pequenas guias que recebemos após exercer o voto. Embora sejam importantes, estes pequenos comprovantes muitas vezes acabam sendo perdidos pelos cidadãos, o que pode dar muita dor de cabeça caso sejam solicitados em alguma das situações acima mencionadas. Neste caso, felizmente é possível substituí-los com a certidão de quitação eleitoral, que pode ser obtida através da internet, desde que todas as informações fornecidas à Justiça Eleitoral estejam corretas.

Como tirar a certidão de quitação eleitoral pela internet

Se você precisa tirar a certidão de quitação eleitoral, é possível fazer todo o processo online. Contudo, isso é possível apenas se não houver nenhuma restrição em seu histórico – como ausências sem justificativa, por exemplo. Caso você preencha todos estes requisitos, acesse a página oficial do Tribunal Superior Eleitoral e, na opção “Certidão de quitação eleitoral”, clique em “Emissão de certidão”, após ler e concordar com os termos anteriores.

Em seguida, será preciso fornecer algumas informações, como o número do título de eleitor, nome do eleitor, data de nascimento e nome dos pais. Se todas as informações forem fornecidas corretamente, será necessário apenas clicar na opção “Emitir certidão” e o arquivo já estará disponível. É possível imprimi-lo diretamente do site ou salvar uma versão em PDF para impressão posterior.

Certidão em cartório

Caso aconteça algum problema durante a emissão da certidão que impossibilite seu fornecimento online, a alternativa é solicitar o documento em cartórios ou postos de atendimento eleitoral. Isso acontece, geralmente, quando há alguma pendência a ser resolvida. A grande vantagem de se utilizar estes serviços presenciais é que, caso você não saiba qual sua pendência, será prontamente informado sobre o problema e como solucioná-lo.

Unidades

Caso você não saiba onde encontrar um cartório para tirar sua certidão de quitação eleitoral, retorne ao site do Tribunal Superior Eleitoral e consulte a lista completa de tribunais regionais. O primeiro passo é selecionar seu estado no mapa e, em seguida, a cidade onde você está. Para obter sua certidão de quitação eleitoral pessoalmente, você precisará de um documento pessoal de identificação, como RG ou carteira de habilitação, além do seu título de eleitor. A certidão de quitação eleitoral fica pronta na mesma hora em que é solicitada pelo cidadão, e não há custos.

Comentários

comentários

Veja Também:close