Como recuperar roupas mofadas

Como recuperar roupas mofadas

O problema das roupas mofadas não está apenas no aspecto e no cheiro insuportável que elas exalam. A quantidade de ácaros e fungos presentes nos tecidos pode gerar doenças respiratórias até mesmo em pessoas extremamente saudáveis e com bom sistema imunológico.

Médicos e especialistas da área sugerem que nessas épocas frias do ano, antes de usarmos aquele casaco lindo ou aquela blusa da moda, façamos uma boa higienização dos tecidos, evitando assim que respiremos todo o ácaro presente em roupas mofadas.

O que é o mofo e como ele se apodera das roupas?

Ambientes com excesso de calor e umidade. São os preferidos de fungos, ácaros e bactérias. Esses “bichinhos” malditos adoram se proliferar em armários, guarda-roupas etc. E suas preferências são por tecidos de algodão e outros secos, principalmente.

A proliferação, segundo especialistas, pode levar poucos dias, até meses. E além de deixar a roupa com um aspecto velho, o cheiro que tais pragas deixam é de fazer entortar até o nariz de pessoas gripadas.

Ter contato com essas bactérias pode agravar os casos alérgicos, tais como a rinite e sinusite. Conjuntivite, faringite e a asma são casos comuns de pessoas que tiveram contato com roupas mofadas.

A lavagem das peças ainda é a melhor solução

Não tem como fugir. Lavar aquelas peças de roupas que usamos só de vez em quando é o grande segredo para evitar ácaros, bactérias e fungos. Preferencialmente lavá-las no mínimo duas vezes ao ano, com água corrente e solventes próprios (como amaciantes, sabão em pó etc.). Tudo de acordo com o tecido.

Mais dicas para se livrar do mofo

Depois de mofadas, não adianta reclamar ou ficar se lamentando. O ideal é colocar a mão na massa e tratar de recuperar o tecido, se a sua vontade ainda é utilizar aquela peça de roupa. E algumas dicas e sugestões são sempre bem vindas.

Uma das alternativas utilizadas por muitas pessoas é deixar a pela que desejamos “salvar” dos ácaros por seis horas em um local arejado. Em seguida esfregarmos a peça com álcool, seja ele líquido ou em gel. Lavarmos de forma tradicional e deixar secar ao sol, por algumas horas. Nada de secador de roupa, nesses casos.

Outra maneira indicada por especialistas da casa é cozinhar a roupa mofada. Isso mesmo. Coloque um litro de água numa panela, “afogue” a roupa em questão e acrescente duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe “cozinhar” por cerca de 20 minutos. Com cuidado para não se queimar, retire a peça da panela e deixe secar ao sol, por algumas horas.

Algumas pessoas também afirmam que o vinagre é poderoso na arte de mandar o mofo para bem longe. Basta adicionar uma colher de sopa do produto sobre o mofo e deixar agir por cerca de 50 minutos. Depois, lavar a roupa normalmente utilizando um sabão em pedra comum. Colocá-la para secar e aguardar os resultados.

Mas vale lembrar que algumas peças de roupa mais sensíveis podem manchar com a utilização dos produtos citados anteriormente. Tenha certeza de que o vinagre ou o álcool, por exemplo, não vão danificar aquele seu casaco lindo e que custou uma verdadeira fortuna.

Comentários

comentários

Veja Também:close