Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Correios 2014

Os Correios ou Empresa Brasileiroa de Correios e Telégrafos, como é originalmente e legalmente denominada é uma instituição de administração pública de cunho federal, ou seja, nacional, que presta o serviço de entregas e envios de correspondências. A fundação dos Correios foi no dia 25 de janeiro de 1663, com o nome de Correio – Mor, o nome Empresa Brasileira de Correios e Teléfragos foi adotado apenas no dia 20 de março de 1963. Atualmente, os Correios empregam cerca de 125 mil pessoas e obtém um lucro anual de 4,295 bilhões de reais.

Atualmente, esta empresa detém o monopólio do serviço de envio e recebimento de cargas em solo nacional, por conta disso, todas as melhorias que deveriam ser feitas nessa área acabam sendo, de certa forma, procrastinadas, pois envolveria muito dinheiro público para um retorno equivalente, não sendo, portanto, lucrativo para a máquina do funcionamento público.

Telegrama vs carta vc correspondência agrupada vs cartão postal

Muitas pessoas não sabem, mas telegrama, correspondência agrupada, carta e cartão postal são coisas diferentes, entenda melhor qual é a diferença entre cada um desses:

- Telegrama: o telegrama é uma mensagem que é envia através de alguma sinalização elétrica ou ainda, radioelétrica, ou algum sistema que se aproxime muito desses, a mensagem é convertida para texto escrito e só então, enviada ao receptor.

- Carta: a carta é um dos gêneros textuais mais utilizados na história, a comunicação deste modelo é inteiramente escrita, ou seja, o remetente escreve a mensagem e o receptor recebe esta mensagem em texto e envia novamente em texto como resposta. Existem diversas finalidades para as cartas, desde as mais lendárias cartas de amor, até as cartas de financiamento, por exemplo.4

- Correspondência Agrupada: este é o agrupamento em número considerável de um determinado objeto a ser distribuído para dezenas de pessoas, esta poderá ser pública ou privada, dependendo da sua procedência e do seu intuito.

- Cartão Postal: o cartão postal é o mais simples deste, ele contém apenas a localidade e mensagem que ele carrega, sendo assim, normalmente é enviado apenas como uma lembrança de uma viagem marcante, por exemplo.

Serviços e Produtos que são ofertados pelos Correios

Os produtos e serviços que são ofertados pelos Correios são os seguintes: Aerograma; Aviso de recebimento (A/R); Caixa postal; Carimbo comemorativo; Carta; Cartão-resposta e carta-resposta; Carta via internet; Cecograma; Devolução garantida; Disque coleta; Encomenda customizada; Encomenda PAC; Entrega direta; EMS: Serviço de entrega expressa internacional; Exporta Fácil; FAC: Franqueamento Autorizado de Cartas; Fax-post; Importa fácil; Impresso; Logística Integrada; Mala Direta Postal; Posta restante; Rastreamento; Reembolso postal; Registro; SEDEX: Serviço de Entrega Expressa; SEDEX 10; SEDEX Hoje; SEDEX Mundi: Serviço Especial de Entrega Expressa Internacional; SEED: Serviço Especial de Entrega de Documentos; Selo; Selo personalizado; SERCA: Serviço de Correspondência Agrupada (Malotes); Telegrama; Telegrama via internet; Vale postal.

Concurso Público

Por se tratar de um serviço governamental, os Correios abrem anualmente, dezenas de vagas para servidores públicos, sendo um dos processos seletivos de maior concorrência, inclusive.

Comentários

comentários

Veja Também:close