Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

Curriculum Pronto 2014

O currículo é a porta de entrada de qualquer profissional em uma empresa, desta forma, é imprescindível que este seja, ao menos, apresentável. Entretanto, como conseguir destaque através de um mecanismo já intitulado há tanto tempo e também, como se destacar utilizando a criatividade e as informações tradicionais que são indispensáveis na apresentação de um currículo?

Bom, o primeiro passo é organizar todas as informações relevantes sobre você, como fazer isso? Não tem escapatória, você terá que remexer naqueles papeis que há tanto estão guardados no fundo de uma gaveta, nessa primeira seleção literalmente, pegue os certificados e diplomas de tudo o que você fez, mesmo que tenha sido a participação de uma palestra ou a comprovação de alguma palestra que você tenha vindo a realizar.

O segundo passo é selecionar quais são as informações mais relevantes que tenham relação com o cargo pretendido por você, digamos que você se formou em Design e está a procura de um cargo como Diretor de Arte, todo e qualquer curso e palestra que você tenha feito na área do Design, de Artes em geral e também de comunicação serão muito bem vindas! Agora, se lá no Ensino Médio, você realizou um técnico em Química, não tem conexão colocar esta informação, visto que a sua pretensão mudou completamente.

Como Montar um Currículo?

Montar o currículo é a parte mais complicada, uma boa dica para começar é pegando exemplos de currículos prontos da internet, mas tome muito cuidado, jamais copie inteiramente a ideia de um currículo, pois, esses exemplos – principalmente os mais criativos – circulam bastante pela internet e nessa de tentar apresentar um diferencial, você pode vir a passar uma imagem de plagiador sem criatividade.

Desta forma, a maneira mais correta é pegar referências e montar o seu próprio currículo, pegar o estilo de fonte de um, uma ideia de uma ilustração de outro e assim por diante.
Caso a sua área exija algo mais tradicional, como na área de Direito, por exemplo, um currículo Vitae é perfeito, não havendo a necessidade de uma outra produção gráfica de currículo.

O que Evitar?

Você deve evitar de colocar no currículo informações muito pessoais, como por exemplo, o número de seus documentos (RG e CPF), evite também, “encher linguiça”, coloque realmente as coisas que tiveram relação e que são importantes sobre você.

Outro cuidado que você deve tomar é para não pecar por excesso na montagem do seu currículo, é claro que algo criativo, quando nos referimos a áreas mais liberais e humanas é muito interessante, porém, evite encher de ilustrações e cores, faça algo bem clean e direto.

Portfólio

Em algumas áreas, principalmente, nas áreas de Design, Fotografia, Produção audiovisual, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, ter um portfólio é essencial, na maioria absoluta das vezes, as agências pedem para que estes profissionais mandem tanto o currículo, quanto o portfólio, para que uma entrevista então seja marcada, desta forma, o mais interessante é que você consiga mescla essas duas coisas, criando, por exemplo, uma identidade visual para ambos.

Comentários

comentários

Veja Também:close