Desmatamento no Brasil

Desmatamento no Brasil – Situação Atual

O Brasil é muito conhecido pelo mundo a fora por causa das suas belas florestas, incluindo a Floresta Amazônica, considerada por muitos o pulmão do mundo. O nosso país tem uma das maiores coberturas vegetais do mundo. Mas infelizmente quando o assunto é desmatamento, o Brasil também se destaca.
Desmatamentos e queimadas no Brasil
Há quem diga que o desmatamento é uma questão histórica no Brasil, já que desde a época do seu descobrimento, os portugueses desmataram as terras brasileiras para enviar o pau-brasil, árvore com madeira considerada nobre, para enviar a Portugal.

Cerca de 20 mil quilômetros de mata nativa é desmatada em território brasileiro a cada ano, seja pela derrubada das árvores, seja pelas queimadas. No nosso país a grande preocupação é com a pecuária e a agricultura, que é responsável pela derrubada das árvores e das florestas. Essas áreas são desmatadas ou queimadas para dar lugar a pastos e a plantações de soja, na maioria das vezes, que é usada na fabricação de ração para o gado.

De acordo com uma apuração feita pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, somente até o ano de 2002, a área da Amazônia que já havia sofrido desmatamento ultrapassava a área equivalente ao território espacial da França, na Europa. Dez anos depois podemos acreditar que esse número seja muito superior, já que quase não há políticas contra o desmatamento e as que existem não são tão eficientes quanto deveriam.

Outro responsável pelo desmatamento em nosso território é a extração ilegal da madeira. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente, cerca de 80 % da madeira extraída da Amazônia é feita de forma irregular.

Vale lembrar que não só a agropecuária é responsável pelo desmatamento em nosso país. A urbanização também tem boa parte de culpa quando o assunto é o desmatamento da vegetação nativa do Brasil. O crescimento das cidades e das indústrias tem diminuído a área dos espaços verdes e a construção de grandes rodovias também colabora para que isto aconteça.

Desmatamento conforme a região

Mas não é só a região da Floresta Amazônia que sofre com as contantes derrubadas de árvores. Graças ao desmatamento, apenas 7% da Mata da Atlântica está preservada. Cerca de 93% de sua área, que correspondia a 15% do território brasileiro, foi derrubada ao longo dos anos. Segundo estudos, a Caatinga tem 500 mil hectares devastados todos os anos.

Já o Cerrado, teve o seu desmatamento intensificado a partir dos anos 50, quando ocorreu a ocupação do centro oeste do nosso país. Desde então, 67% do seu território sofreu com os desmatamentos e com as queimadas.

O grande desafio do nosso país, hoje em dia, é crescer de uma maneira sustentável para que o desmatamento aconteça cada vez menos em nosso território.

É importante lembrar que além do governo, empresas também precisam se unir na criação de políticas públicas conta o desmatamento em nosso país. Só com a união entre os setores público e privado é que essas políticas podem começar a funcionar.

Comentários

comentários

Veja Também:close