Dicas de turismo para o outono

Dicas de turismo para o outono

Dicas de turismo para o outono

Marcado pelo início das quedas nas temperaturas e pelas mudanças na paisagem, o outono, no Brasil, tem início em março e término em junho. Para quem gosta de viajar, este é um período excelente, marcado pela baixa temporada. Ou seja, podemos encontrar hotéis e restaurantes mais baratos, ruas calmas e muito mais. A tranquilidade típica da estação é ótima para curtirmos diversos locais brasileiros. Abaixo, confira algumas dicas de turismo para o outono.

Turismo no outono: Minas Gerais

Como não possui litoral, o estado de Minas Gerais costuma estar “imune” às temporadas de final de ano, embora ainda haja alguma movimentação extra no estado neste período. Na baixa temporada, por sua vez, há opções como a cidade histórica de Ouro Preto. Seu clima naturalmente seco torna-se mais agradável no outono, propiciando uma atmosfera ideal para passear pelas ladeiras históricas, com igrejas centenárias e muitos outros prédios do período colonial. Caso seja possível, visite a cidade na Semana Santa, quando o local recebe uma decoração belíssima.

A capital mineira também é ótima durante o outono. O melhor período é nos meses de abril e maio, quando acontece o grande festival Comida di Buteco. A Serra do Cipó também tem seu auge no outono, com a redução das chuvas. Apesar disso, ainda há muita água nas famosas cachoeiras da Usina, de Congonhas, da Farofa e outras.

Turismo no outono: Rio de Janeiro

Embora seja muito mais procurado no verão, o Rio de Janeiro também oferece ótimas opções durante o outono. É o caso de Búzios, região que fica muito mais tranquila com o término da alta temporada. Os dias continuam quentes, mas agradáveis, o que permite desfrutar tranquilamente do local. Outra boa opção no Rio de Janeiro é Paraty, que possui um belíssimo centro histórico com várias lojas de artesanato. Em maio, com a Festa do Divino, o lugar ganha contornos ainda mais belos. Este também é um ótimo período para visitar o vilarejo de Trindade.

Outros destinos

Em abril, um ótimo lugar para ser visitado é Curitiba. A capital paranaense tem clima ameno, além de um belo centro histórico, museus e ótima gastronomia. No mês de abril acontece o tradicional Festival de Teatro.

A região sul também tem como boas opções para turismo no outono a cidade de Florianópolis, que fica muito mais tranquila neste período, e Gramado, no Rio Grande do Sul, onde as árvores ganham uma coloração especial nesta estação do ano.

Por fim, merecem destaque também a Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), o Pantanal mato-grossense, Jalapão (TO), Itaúnas (ES) e vários outros destinos interessantes.

Cuidados

A mala de outono é a mais difícil de ser organizada, devido à instabilidade do clima, que pode variar imensamente entre uma região e outra – ou até dentro de uma mesma região. Por isso, antes de viajar para algum destino no outono, informe-se o máximo possível sobre a condição climática do local nesta época do ano, para não levar roupas de mais ou de menos.

Comentários

comentários

Veja Também:close