Dicas para organizar guarda-roupa de casal

Dicas para organizar guarda-roupa de casal

Dicas para organizar guarda-roupa de casal

Todo mundo que resolve se casar, ou apenas “juntar os trapos”, sabe da dificuldade que é organizar um novo lar, completamente reconfigurado para receber mais um pessoa – ou as duas, caso seja adquirido um novo imóvel. São tantos detalhes que, muitas vezes, podemos acabar nos esquecendo do guarda-roupa. Atualmente, são poucos os felizardos que podem individualizar o móvel, utilizando um guarda-roupa para cada pessoa. Na imensa maioria das vezes, será preciso dividir o guarda-roupa, o que pode causar muitos problemas se não houver um planejamento adequado. Abaixo, confira algumas dicas sobre como organizar guarda-roupa de casal.

As primeiras etapas para organizar um guarda-roupa de casal

Quando casamos, trazemos muitas roupas conosco. Portanto, a primeira coisa que deve ser feita é uma limpeza completa no antigo guarda-roupa. Separe peças antigas para doação, e jogue fora aquelas que já não têm mais como ser utilizadas. Lembre-se de que esta é uma nova fase, que provavelmente exigirá a compra de muitas roupas novas. Portanto, é preciso deixar algum espaço disponível.

Em seguida, é preciso se preocupar com a organização. Em um guarda-roupa de casal, há dois caminhos principais a se tomar: o primeiro deles é separar compartimentos do móvel para cada um dos cônjuges. O outro é separá-los por categorias de peças. A primeira opção funciona muito melhor em grandes guarda-roupas. Contudo, na maioria das vezes, a melhor opção a se seguir, devido à limitação de espaço, é separar compartimentos por categoria. Ou seja, em vez de “espaço do marido” e “espaço da mulher”, teremos “espaço dos calçados”, “espaço das calças” etc.

Guardando as peças

A terceira etapa é a armazenagem das peças. Para uma melhor organização, recomendamos que sapatos e outros acessórios de tamanho pequeno fiquem guardados em caixas, preferencialmente transparentes. Nas partes mais altas do guarda-roupa, deixe peças que serão utilizadas com menor frequência, como malas e roupas de frio.

Otimizando os espaços em um guarda-roupa de casal

Para o guarda-roupa não ficar muito lotado, uma ótima recomendação é aproveitar a parte interna das portas. É possível colocar ganchos ou sapateiras de pano, por exemplo, para armazenar itens mais leves. Contudo, antes de furar a porta de seu guarda-roupa, certifique-se de que ele terá resistência suficiente para receber estes suportes. Geralmente os móveis mais baratos, feitos apenas com materiais como mdf, podem ceder caso recebam muito peso.

Separando modelos

Os cabides são indispensáveis em qualquer guarda-roupa, principalmente nos de casal. Quando for organizar as peças em cabides, classifique-as com critérios como cor, tamanho e frequência de uso. Desta forma, além de deixar o local muito mais organizado, você contribui inclusive para a estética de seu guarda-roupa.

Também é importante reservar um pequeno tempo de sua semana para manter a organização do móvel. Muitas vezes cometemos alguns erros em casa, como deixar coisas jogadas ao chegarmos ou sairmos com pressa. Se estas pequenas reorganizações não forem feitas periodicamente, certamente o guarda-roupa voltará a ficar bagunçado em pouquíssimo tempo. É recomendável também que, uma vez por ano, o guarda-roupa passe por uma faxina estrutural, para nos livrarmos de peças que não usamos mais.

Comentários

comentários

Veja Também:close