DPVAT 2014 Valor

DPVAT 2014 Valor

DPVAT 2014 Valor

DPVAT é uma indenização para ao cidadão danificado ou a sua família, daqueles que foram vitimas de acidentes de trânsito, acidentado pode ser um passageiro, um motorista ou também um pedestres, depende de cada caso. A finalidade desta indenização é auxiliar a pessoa que sofreu danos a pagar tratamentos médicos, servir de apoio a aqueles que se tornaram inválidos após o acidente ou ainda amparar as famílias as vítimas que infelizmente foram a óbito.

DPVAT 2014 Valor

Para recorrer ao DPVAT o acidentado não precisa pagar nenhuma quantia em dinheiro, nem para dar entrada, nem para pagar advogados e muito menos para começar a receber as parcelas, ao todo, a indenização pode chegar ao montante de treze mil e quinhentos reais, a variante que define este valor são as condições em que o acidentado se encontra, obviamente, se este realmente ficar inválido, o valor recebido será maior do que aquele que teve apenas algumas lesões.

O Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT – deve ser pago por todos aqueles que possuírem um automóvel, o seu pagamento deve ocorrer em uma única parcela, esta tem periodicidade anual. A época do ano em que o pagamento deve ser realizado se equivale à primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), já no caso de automóveis coletivos da categoria 3 e 4, o pagamento deste pode ser efetivado até o ano de emplacamento do mesmo.

A inadimplência do pagamento deste imposto acarreta na irregularidade do automóvel, podendo ser em últimos casos apreendido pela falta de pagamento.

Como Solicitar o DPVAT?

O primeiro passo para solicitar o DPVAT é entrar em contato com a Central de Atendimento do Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, para tal, você pode ligar no número referente ao seu município ou então estabelecer contato por e-mail. O acidentado tem até três anos após a ocorrência da fatalidade para dar entrada na indenização, existem três motivos para requirir a indenização, o óbito, as despesas médicas ou a invalidez, para cada uma destas opções a pessoa que der entrada no DPVAT deve preencher alguns documentos específicos para cada uma das opções. Estes, estão disponíveis no site oficial do DPVAT ou em sites auxiliares como é o cado do Sinal Verde.
Vale ressaltar que não é necessário ter auxílio de um advogado ou qualquer espécie de ajuda de terceiro na requisição do Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, visto ser este um direito do cidadão assegurado por lei.

Violência no Trânsito

Mais de 20 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes de automóveis em território nacional, deste, cerca de 16 mil são homens e jovens, as principais razões? Álcool, disputas automobilísticas e distração no volante. O Governo Federal vem tentando diminuir este alto índice com campanhas de conscientização, leis punitivas e orientação escolar, todas estas medidas representam uma considerável queda nos óbitos, entretanto, as infringências ainda são muitas e colocam vidas inocentes em xeque.

Comentários

comentários

Veja Também:close