Economia Brasileira 2013 – Perspectiva, Tendências e Previsão de Crescimento

Economia Brasileira 2013 – Perspectiva, Tendências e Previsão de Crescimento

O Brasil é um país muito grande, com diversas belezas naturais, um povo acolhedor e muito mais.
Que o nosso país tem um grande potencial econômico ninguém dúvida. Isso porque nós temos um mercado livre e uma economia que se destaca por ter um perfil exportador.

Atualmente o Brasil é uma das maiores economias do mundo, figurando há anos entre os dez países que mais se destacam nesse quesito e a maior economia quando comparamos com outros países da América Latina.
Atualmente, a economia brasileira é dominada não só pela indústria e pela agronomia, como também pela prestação de serviços.

Em toda a sua história, a economia do nosso país passou por inúmeros ciclos que fizeram com que o Brasil chegasse aonde está atualmente. A cada um desses ciclos, um setor foi priorizado em detrimento de outros, o que fez com que diversas mudanças acontecessem no perfil social, cultural e populacional dentro da nossa sociedade.

Ciclos econômicos de destaque no Brasil

O primeiro grande ciclo econômico brasileiro foi baseado na extração do pau-brasil pelos portugueses logo que o nosso país foi descoberto. O segundo ciclo econômico foi o da cana-de-açúcar, que foi usada para a produção de açúcar em substituição a beterraba, matéria-prima utilizada até então. Também passamos pelo ciclo do ouro, do café, da borracha, com a exploração das seringueiras, soja e outros diversos.

Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e de outros países do mundo

Diversos países do mundo tem sentido os efeitos da crise econômica mundial dos últimos anos, mas o Brasil felizmente tem conseguido passar a salvo por toda essa turbulência, sendo o país que menos sofreu suas consequências.

Nos últimos anos, o Brasil tem conseguido manter o seu ritmo de crescimento estável, ao contrário de outros países do mundo que tem um porte econômico semelhante ao nosso, como Canadá, Reino Unido e Itália. Atualmente, o Brasil tem o sétimo maior PIB (Produto Interno Bruto).

Nos últimos 12 meses, a economia do nosso país atingiu o valor de 2,27 trilhões, de acordo com dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional, órgão também conhecido como FMI. A previsão era de que no ano de 2011, o PIB brasileiro atingisse o valor de 2,5 trilhões de dólares.

No ranking das maiores economias do mundo, figuram países como Estados Unidos, em primeiro lugar, seguido de China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido.

Cursos de Economia em universidades brasileiras

Todos os dias, nos principais jornais televisivos e jornais impressos de relevância do nosso país, podemos encontrar notícias sobre como anda a economia em diferentes âmbitos, como no cenário regional, nacional e mundial.

Aqueles que se interessam por este assunto, podem optar por seguir na carreira e se tornar um economista. Para isso, é preciso que o estudante faça vestibular para o curso de economia. Diversas faculdades e universidades públicas e particulares presentes em nosso país oferecem cursos de qualidade para os estudantes que desejam se aprimorar nesse tema e entender melhor como funciona a economia não só no Brasil, como também em outros países, podendo assim ter uma visão global sobre o assunto.

Perspectiva, Tendências e Previsão para 2013

O último boletim Focus, que é o informativo divulgado pelo Banco Central, reduziu a previsão do crescimento do PIB brasileiro para 2013 e inclusive para 2014. A previsão para 2013 diminui de 3,09% para 3,08%. EM 2014 a perspectiva de crescimento do PIB foi de 3,80% para 3,65%. A previsão da taxa Selic para 2013 é de 7,25% e a previsão de inflação para este ano ficou em 5,70%.

Comentários

comentários

Veja Também:close