Enem 2014 – Dia da prova, Inscrições, Assuntos, Edital e Livros

Enem 2014 – Dia da prova, Inscrições, Assuntos, Edital e Livros

Quem está fazendo o ensino médio sabe que o próximo passo é começar a pensar no ensino superior. Isso porque todos aqueles que desejam ter uma vida profissional de sucesso sabem que estudar em uma faculdade ou universidade de qualidade é o primeiro passo para que isto aconteça.

Todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio e que querem ingressar em uma faculdade, universidade ou instituto de educação público precisam passar pelo Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova que é aplicada uma vez ao ano e que serve como porta de entrada para estas instituições de ensino superior.

A prova é realizada pela Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a classificação dos alunos que desejam ingressar nos cursos disponíveis através do Sistema Integrado de Seleção Unificada, também conhecido como Sisu.

O Enem 2014 e o Prouni

O Enem é exigido também daquelas pessoas que desejam ingressar no ensino superior através de outros programas do governo federal como o Programa Universidade para Todos, também conhecido pela sigla Prouni, que oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em faculdades universidades privadas conveniadas.

Quem se interessar nas vagas ofertadas pelo Prouni precisa saber que para participar desse programa é preciso ter feito o ensino médio integralmente em escolas públicas ou em escolas particulares, desde que na condição de bolsista integral. Além disso, é necessário que a renda familiar do aluno não ultrapasse o valor de três salários mínimos.

Como é a prova do Enem 2014?

As provas do Enem são aplicadas durante dois dias e são divididas da seguinte forma: a primeira prova, que deverá ser realizada no tempo de quatro horas e trinta minutos, abrange questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No segundo dia de prova, que tem a duração de cinco horas e trinta minutos, os estudantes deverão responder a questões relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além de elaborarem uma redação do tema proposto no exame.

As provas e os gabaritos do Enem são divulgados no site do MEC, assim como o resultado individual do Exame. Quem ainda não participou do Enem, pode usar as provas de 2011 para conhecer um pouco melhor o exame e saber como são as questões e a redação e se preparar melhor para encarar o Enem deste ano.

Vale lembrar que as inscrições do Enem devem ser feitas pela internet. Os estudantes de escolas públicas não precisam pagar pela inscrição. É importante recordar ainda que para realizar a inscrição no Enem, os estudantes precisam ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Por isso, se você ainda não tem este documento, precisa providenciá-lo o mais rápido possível para fazer a sua inscrição para as provas de 2012.

Quem precisar de informações sobre o Enem ou sobre os outros programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação pode entrar em contato com o órgão através do seu telefone de atendimento, disponível no número 0800 61 6161.

Comentários

comentários