Enem Sisu 2014 – Notas de Corte e Resultado

Enem Sisu 2014 – Notas de Corte e Resultado

Todo estudante sabe que para ter uma carreira de sucesso é preciso primeiro escolher um curso de graduação em uma instituição de ensino reconhecida por sua qualidade. Passar por provas e seleções nessa fase é inevitável e é preciso se concentrar e se dedicar aos estudos para se dar bem e conquistar uma vaga em um curso de uma instituição de ensino reconhecida nacionalmente.

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido pelos estudantes apenas pela sigla Enem, é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação que é aplicada aos estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já terminaram os seus estudos.

Com ele, os alunos têm a oportunidade de ingressar em um curso de ensino superior em uma das faculdades e universidades espalhadas por todo o nosso país e que utilizam o exame como forma de seleção de seus candidatos.

Matérias cobradas nas provas do Enem 2014

As provas do Enem são realizadas em dois dias. No primeiro dia, os estudantes precisam responder a perguntas das matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Já no segundo dia de provas, os estudante precisam responder a questões de Matemática e suas Tecnologias, Códigos e Tecnologias, além de fazer uma redação sobre o tema proposto no exame.

A previsão era de que, a partir deste ano, o Enem fosse aplicado duas vezes ao ano. Porém, devido aos recentes problemas de fraude e correção de notas que o Enem tem passado nos últimos anos, o Ministério da Educação disse que não irá mais começar aplicar as duas provas ainda neste ano. Assim, o Enem só será aplicado uma única vez em 2012. As provas deverão ser realizadas no segundo semestre.

As inscrições para o Enem podem ser feitas diretamente do site destinado ao exame na rede mundial de computadores. Vale lembrar que os estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa para realizar as provas do Enem.

O que é o Sisu e para que ele serve?

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido pelos estudantes brasileiros apenas como Sisu, é o sistema de seleção que as universidades e faculdades federais que adotaram o Enem como único meio de seleção para os seus cursos utilizam para classificar os estudantes que se inscreveram para estudar e completar o seu ensino superior.

A seleção é feita por meio da nota obtida pelo aluno no exame e realizada pelo sistema. Por meio da internet, os estudantes precisam pesquisar as opções de cursos e instituições de ensino nas quais desejam estudar e conferir se a nota obtida no Enem é suficiente para consegui a vaga que está desejando.

Enem e o Prouni

Além do Sisu, o Enem também é a porta de entrada para aqueles estudantes que desejam se inscrever no Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni. Esse programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino privadas que são conveniadas ao governo federal.

Comentários

comentários

Veja Também:close