ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal prova de vestibular nacional, esta, ocorre em todas as cidades brasileiras e procura unificar todos os processos seletivos em uma só prova que seja acessível a todos os candidatos, desde aqueles que moram em cidadelas pequenas e sem estrutura, até aqueles que estão na capital, do lado dos grandes centros. Para promover essa unificação, o ENEM detém alguns programas internos que servem para que os estudantes sejam “distribuídos” de acordo com as suas capacidades e vulnerabilidades sociais, são estes, o PROUNI, o SISU, o FIES e a obtenção do diploma do Ensino Médio.

Para fazer o ENEM, o candidato precisa se inscrever no prazo de inscrição e também, precisa pagar uma taxa de inscrição que é no valor de R$ 35,00 (há também a isenção de taxa para os alunos que se enquadram naqueles que não detêm condições de arcar com o valor da inscrição), então, este estudante apensas precisará ir no dia da prova, vale ressaltar que a prova ocorre em todas as cidades do Brasil, mas que o estudante não precisa se inscrever em universidades e cursos da sua cidade, podendo assim, escolher qualquer cidade do Brasil para se inscrever.

PROUNI e SISU

Estes dois programas funcionam de maneira bem parecida, com notas de corte que variam de acordo com o curso pretendido e diariamente. Entretanto, o SISU e o PROUNI detém funções bastante diferentes, o SISU, é um programa desenvolvido para que qualquer estudante, tenha vindo este de escolas públicas ou particulares, detenha este, a renda que tiver, enfim, não há restrições nesse caso, possa se candidatar a vagas de universidades públicas. E o PROUNI, é destinado apenas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e precisam de bolsas estudantis pra ingressar em universidades particulares, nesse caso, é necessário comprovar renda familiar e veracidade do hostórico escolar.

FIES e Diploma do Ensino Médio

O FIES é o financiamento estudantil que permite que qualquer aluno que tenha realizado e ENEM, passado no vestibular tradicional da universidade e ainda, tenha um fiador, devendo este, ganhar duas vezes o valor da mensalidade do aluno, financie os seus estudos no 3º grau. O diploma do Ensino Médio pode ser obtido através da prova do ENEM, nesta, o aluno precisa atingir, ao menos, 450 pontos em cada uma das competências e 500 pontos na redação e ainda, este precisa ser maior de idade na realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Esta opção tem dado muita oportunidade aos brasileiros que não tinham tempo para voltar para as escolas ou se sentiam deslocados por conta da idade.

Estudando para o ENEM

Estudar para o ENEM depende de duas coisas muito simples, a determinação do candidato e a sua capacidade de leitura, se ambas estiverem boas, com certeza seus estudo serão prazerosos e trarão excelente resultados, mas, se você tem dificuldades em compreender textos, é bom começar por aí, leia de tudo e procure resgatar os pensamentos chaves.

Comentários

comentários

Veja Também:close