Escova Progressiva Estraga o Cabelo?

Escova Progressiva Estraga o Cabelo?

Cabelo é um assunto delicado para muitas mulheres, é difícil lidar com pontas duplas, fios ressecados, cabelo muito volumoso, entre outros problemas. Para tentar solucionar esses problemas, as mulheres usam de todos os artifícios possíveis para melhorar o cabelo. Compram shampoo e condicionador em lançamento, cremes de cabelo que prometem ser milagrosos, óleo para o cabelo, hidratação… Enfim, qualquer coisa que diga que irá mudar o cabelo para melhor.

É claro que esses produtos ajudam – e muito – a melhorar o cabelo, mas dos últimos tempos para cá, uma outra novidade surgiu para as mulheres e que promete, além de hidratar o cabelo e deixa-lo com um aspecto mais bonito, também promete um alisamento que dura por, no mínimo, 4 meses.

Essa novidade é a escova progressiva. Milhares de mulheres optam faze-la. Inicialmente, o resultado da progressiva é bom. Mas será que após algum tempo a escova progressiva estraga o cabelo?

Existem mulheres que amam e que odeiam a escova progressiva. Geralmente as que odeiam é porque não tomaram alguns devidos cuidados quando tinham o alisamento no cabelo.

Cuidados básicos com a escova progressiva

Ao fazer a escova progressiva, o cabelo fica muito sensível, então, quem fizer a escova deve evitar prender, torcer ou colocar grampo após fazer a escova. Outro procedimento importante, é fazer uma hidratação após fazer a escova progressiva não estragar o cabelo, pois a escova contém muita química.

Fique atenta quando fizer a escova e não esqueça de perguntar ao seu cabeleireiro (a), se você pode lavar o cabelo pelos próximos três dias, ou não. Existem alguns modelos de escova progressiva que não permitem que voc? lave o cabelo nos três dias seguintes a escova.

Escova progressiva estraga o cabelo?

A escova progressiva deixa o cabelo liso e sem volume por determinado tempo. Ele não ajuda a reparar fios ou a hidratar, apesar de oferecer ao cabelo um aspecto maravilhoso. A escova progressiva estraga o cabelo se for feito com muita frequência, ele pode danificar o cabelo, pois é uma escova que contém muita química, principalmente as escovas que usam produtos que tenham formol na sua composição.

Outra coisa que mulheres devem prestar a atenção, é que a escova progressiva não é para todos os tipos de cabelo. A escova progressiva pode estragar o cabelo de mulheres que tem o cabelo afro, pois o cabelo crespo tem um número menor de escamas (também conhecido como cutícula), o que acontece é que o produto aplicado no cabelo fixa menos e a escova acaba ou não pegando, ou durando por pouco tempo. Outro problema em fazer a escova progressiva em cabelo afro, é que geralmente o cabelo afro é mais grosso, a selagem na hora de alisar, acaba deixando os fios do cabelo ainda mais grossos.A escova é indicada para pessoas que tenham cabelos enrolados, ondulados ou volumosos. É importante ressaltar que crianças não podem fazer escova progressiva, pois isso afeta a saúde dela.

Uso de formol na escova progressiva estraga o cabelo?

Muitos especialistas falam que o formol causa estrago nos cabelos, além de ser cancerigino. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permite o limite máxim de 0,2% de formol nesses produtos. Esse limite é baixo devido ao fato de que o formol pode causar coceiras, descamar o couro cabeludo, além de acelerar a queda de cabelo. Para identificar se o produto tem formol, basta você prestar atenção no cheiro do produto, pois o produto que possui formol, tem um cheiro muito forte. Outra maneira de identificar isso, é ver a embalagem do produto e conferir se está escrito “formaldeído” ou “poliformol”.

Alguns salões de beleza estão optando por usar produtos substitutos do formol. Já existem dois substitutos, o Etalimanima e a Amônia. Esses dois produtos não prejudicam o cabelo.

A escova progressiva pode estragar o cabelo. Faça o teste da mecha

Por vezes a mulher está tão empolgada em mudar o cabelo, que acaba esquecendo de alguns cuidados básicos. A escova progressiva pode estragar o cabelo se você não testar o produto antes, pois o produto pode causar reação alérgica em algumas mulheres. Por isso, faça o teste da mecha, exija ao profissional que está cuidando do seu cabelo, para que ele pegue uma mecha do seu cabelo e teste o produto. Se nada der errado, vá em frente! Mas lembre-se, se você fizer com muita frequência, a escova progressiva pode estragar o cabelo.

Não é sempre que a escova progressiva pode estragar o cabelo

O mais importante de tudo é você escolher uma escova progressiva que você se identifique. Existem vários modelos, como a escova definitiva. A escova definitiva também é conhecida como reestruturação térmica ou alisamento japonês. Ela modifica e estrutura o fio dos cabelos por um tempo maior. O cabelo fica super liso. Outra escova é a progressiva, muito usada por mulheres que querem diminuir o volume do cabelo e junto com isso obter o alisamento. Após o aplicamento do produto no cabelo, você não pode lavar o cabelo por três dias. Existe também a escova inteligente, muito parecida com a escova progressiva. A diferença é que nessa escova você pode lavar o cabelo assim que fizer a escova.

A escova de chocolate é muito usada por várias mulheres, pois ela faz uma espécie de drenagem capilar que tem como base o chocolate. Essa escova hidrata e tira o volume e no lugar do formol, é usado extrato de cacau. E aí existe também a escova de chocolate branco, que é especializada em prevenir o ressecamento dos fios do cabelo.

A escova marroquina repõe a queratina retirada dos fios durante dias muito quentes. Além de alisar o cabelo, ela também hidrata. E ainda existe a escova de frutas, pouco conhecida, mas muito bem recomendada. Ela reconstitui a estrutura dos fios, reduz o volume do cabelo deixando-o com um aspecto lindo. A diferença dessa escova é que ao invés de usar o formol, é utilizado extrato das frutas vermelhas, do morango e do maracujá. Ao fazer essa escova, a pessoa não pode lavar nem prender o cabelo por três dias.

Pra finalizar, ainda tem a escova de verniz, que elimina o frizz do cabelo e recupera fios danificados. Essa escova é indicada para mulheres com cabelos volumosos e indefinidos.

Cada uma dessas escovas dura em média 4 meses ou 6 meses e o tempo de preparo de cada uma é de no mínimo 1 hora e meia. O preço de cada escova varia de 100 reais até 1.000 reais.

Comentários

comentários

Veja Também:close