Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

Exame da Ordem 2014

O processo seletivo para ingressar no curso de Direito é um dos mais concorridos do país perdendo, muitas vezes, apenas para o e Medicina. Entretanto, passar neste concorrido processo seletivo não significa que você será um advogado, visto que, além de um vestibular extremamente concorrido, há ainda, um processo seletivo que ocorre posteriormente ao término do curso, este, que envolve diversas disciplinas complexas nas quais os estudantes precisam praticamente decorar códigos e legislações, no último ano de universidade o candidato deverá prestar o exame da Ordem que é uma espécie de vestibular direcionado especificamente para a área de Direito, sendo que a sua principal função é capacitar os formandos que realmente estejam aptos a ingressarem no mercado de trabalho.
Portanto, este é um exame muito interessante, pois filtra os profissionais que realmente são capacitados para atuar como advogados no mercado de trabalho, agindo assim, em prol da eficiência da advocacia.

Exame OAB

Exame da OAB (Exame da Ordem dos Advogados do Brasil) é uma prova realizada aos acadêmicos que é realizado três vezes por ano em todo o Brasil. A primeira etapa é uma prova que contém 80 questões de múltipla escolha, caso o estudante passe por essa primeira etapa, ele deverá realizar uma segunda prova que é prática-profissional, composta por quatro questões e uma peça profissional. As inscrições, assim como todas as outras informações referente à prova estão presentes e devem ser feitas no endereço eletrônico da Fundação Getúlio Vargas, que é a responsável por todas as etapas da prova.

As Duas Fases

A Prova Objetiva: A prova objetiva é uma prova, como dito anteriormente, composta por 80 questões, para resolver essas oitentas questões de multipla-escolha e ainda, passá-las para o gabarito oficial, o estudante terá um tempo total de cinco horas. Diferentemente das questões de vestibular, por exemplo, as questões do Exame da Ordem têm apenas quatro alternativas “a”, “b”, “c” e “d”. Dentre os aspectos de maior importância e também, que mais caem nesta primeira etapa, destacam-se: Direitos Humanos, Código de Ética e Disciplinas e Regulamento Geral e o Estatuto da Advocacia da OAB.

A Prova Prático – Profissional: A prova prático – profissional também tem o total de cinco horas de duração. Ao passar dos anos essa segunda fase da prova vem sendo adicionada à sua primeira, visto que, é a união da prática da advocacia com os fundamentos teóricos do Direito que resultam em um bom profissional, portanto, não faz sentido tratar desses dois casos de maneira antagônica.

Percentual de Aprovados

O percentual de aprovados do Exame da Ordem, ao contrário do que se esperava vem caindo anos após ano, no ano de 2010, a porcentagem de aprovados foi de 14,03%, atualmente, a porcentagem de aprovados é de cerca de 11,6%. Algo muito curioso ocorreu no ano de 2011, quando, em duas das três provas realizadas nesse ano, o percentual de aprovados foi acima de 24%, o que representa um aumento muito grande em comparação com os demais anos, anteriores e posteriores.

Comentários

comentários

Veja Também:close