Exercícios que melhoram a postura

Exercícios que melhoram a postura

Exercícios que melhoram a postura

Apesar da crescente preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar, a postura ainda costuma ser deixada em segundo plano. É cada vez maior o número de pessoas que passam o dia inteiro sentadas, em frente a um computador. Com a rotina corrida, muitos acreditam não ter tempo para a prática de exercícios físicos. Contudo, com alguns minutos diários, podemos minimizar consideravelmente este problema. Confira, abaixo, algumas dicas para melhorar a postura.

Como melhorar a postura da coluna

A coluna é uma das áreas que mais precisam de atenção. Se tomarmos alguns cuidados simples em momentos corriqueiros do dia, podemos trazer diversos benefícios à nossa coluna. Mesmo durante o sono, podemos tomar algumas atitudes para melhorar a postura. O ideal, neste caso, é dormir de barriga para cima, com um travesseiro na cabeça e outro abaixo dos joelhos. Caso esta posição seja incômoda, durma de lado, com um travesseiro um pouco mais alto para preencher o espaço deixado entre o colchão e a orelha.

Quando for se sentar, é importante formar um ângulo reto entre o assento e o encosto da cadeira. As costas devem ficar totalmente apoiadas. Evite ficar sentado mais de 45 minutos, fazendo pausas para andar um pouco. Se você dirige, não recline demais o banco do carro.

Como melhorar a postura dos ombros

Os ombros recebem muita carga durante o dia, portanto, quem não cuida da postura geralmente fica com ombros curvados. Para solucionar este problema, é ideal alongar os músculos do peito, que se ligam à parte dianteira dos ombros. O alongamento peitoral pode ser feito em pé, por trás das costas ou no modo supino.

Onde encontrar exercícios

Se você nunca fez estes alongamentos e exercícios para melhorar a postura, talvez seja necessário obter uma ajuda com imagens e vídeos. Neste caso, uma boa dica é utilizar o Youtube, onde podemos encontrar muitos vídeos com exercícios para melhorar a postura. Algumas páginas especializadas em saúde e bem-estar, como Corpo a Corpo e Saúde Certo, também oferecem muitas imagens detalhadas para que você possa começar a fazer seus exercícios e melhorar sua postura agora mesmo.

Importante

Qualquer atividade física – mesmo os alongamentos mais simples – deve ser realizada com alguma cautela. O maior erro de quem começa a se exercitar é praticar excessos, que podem causar lesões corporais. Os alongamentos, por exemplo, não devem ser uma atividade dolorosa. Se você está sentindo algum desconforto, evite forçar o alongamento, indo apenas até onde seu corpo permite. Em pouco tempo, certamente você conseguirá ir mais longe.

É muito importante, também, prestar atenção nos detalhes das atividades físicas. Muitas vezes, um pequeno erro de execução pode causar dores na coluna, na nuca e em outras partes do corpo. Caso seja necessário, busque ajuda profissional, com personal trainers, professores de academia ou fisioterapeutas. Dentre as atividades mais recomendadas para a correção da postura estão dança, ioga e pilates. Natação, balé e musculação também são altamente recomendados. O importante é não ficar muito tempo parado, mesmo no ambiente de trabalho.

Comentários

comentários

Veja Também:close