Extrato de Pagamento de Beneficio INSS

Extrato de Pagamento de Beneficio INSS

Toda pessoa que contribuiu com a previdência social, ao final da sua vida profissional ativa tem direito a receber sua aposentadoria ou benefício através INSS, assim como pensionistas.

O benefício

O benefício do INSS é concedido pela Previdência Social e garante a todo cidadão um pagamento, sendo o menor valor igual a um salário mínimo, desde que ele tenha contribuído com a previdência durante sua vida profissional ou realizado o pagamento de forma avulsa.

Quando uma pessoa está devidamente empregada e registrada em CLT, é obrigatório a empresa fazer o pagamento do INSS. Após 180 meses de contribuição o cidadão tem direito a dar entrada em sua aposentadoria, ou, ao completar 60 anos de idade para as mulheres e 65 anos para os homens. Acidentados declarados incapazes de exercer qualquer atividade profissional, também têm direito a receber o benefício da presidência social.

Basta procurar uma agência da previdência social ou um posto de atendimento rápido ao cidadão, como o Poupa Tempo existente no estado de São Paulo, com carteira de trabalho, documento de identidade e CPF para solicitar a entrada do pedido de aposentadoria para ter direito a começar a receber o benefício. Através do telefone 135, gratuito, é possível conseguir todas as informações necessárias de forma detalhada para tirar quaisquer dúvida existente sobre o processo.

Onde receber?

É possível receber o benefício em qualquer banco regularizado do país, desde que o beneficiário informe: banco, agência e número da conta corrente previamente. Para aqueles que não possuem conta corrente ativa em nenhum banco, automaticamente, passa a receber o pagamento através da Caixa Econômica Federal.

O beneficiário receberá em casa uma carta onde constam os detalhes do benefício a ser pago: valor, banco onde será depositado o pagamento, conta corrente, agência, dia do pagamento e o mais importante: o número do benefício do INSS. É fundamental que a pessoa não revele para estranhos esses dados para não correr o risco de golpes, estelionato ou fraudes. Esse é um documento que servirá para a vida toda do beneficiário e, o número, será a porta de entrada para toda e qualquer transação, informações e até mesmo revisão e reajustes de valores do pagamento. Com o número em mãos o beneficiário poderá, também, comprovar sua renda para abertura de crediários, financiamentos e acordos financeiros em geral.

Como obter extratos do INSS?

Como o cidadão que recebe pagamento através da previdência social, não tem mais ligação com nenhuma empresa, acaba não tendo mais o famoso holerite mensal, que nada mais é do que o documento que comprova a renda de uma pessoa. E, também, a previdência ou INSS não costuma encaminhar, via Correio, extratos de pagamento. A forma mais fácil de conseguir seus extratos mensais é através do portal oficial da Previdência Social na sessão: “Agência eletrônica”, na página principal, você deverá clicar na opção “extratos de pagamento de benefícios”, abrirá uma nova página onde será necessário preencher as suas informações pessoais. Número do benefício, CPF, data de nascimento e nome completo. Feito isso corretamente abrirá uma nova página já com o extrato detalhado de seu pagamento pronto para ser impresso. O portal disponibiliza o extrato todos os meses sempre de 10 a 15 dias antes do pagamento.

Outro método é ir até um posto de autoatendimento do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Previdência Social sempre levando o número do benefício , RG e CPF. Através dos portais do BB e da CEF também é possível ter acesso ao extrato de pagamento do mês em vigor.

O portal da Previdência Social tem todas as informações de forma muito bem detalhadas para caso haja alguma dúvida sobre o benefício ou pagamento.

Comentários

comentários

Veja Também:close