FIES 2013/2014

FIES 2013/2014

Fazer o terceiro grau é imprescindível para aquelas pessoas que desejam ter uma carreira profissional de sucesso. Existem muitas universidades e faculdades de ensino gratuito mantidas pelos governos estaduais e federal, mas ainda assim o número de vagas disponíveis não são suficientes para atender a todos os estudantes brasileiros.

Por isso, é comum aqueles alunos que precisam pagar pelo estudo superior. Mas nem todo mundo tem condições de arcar com as mensalidades das faculdades e universidades particulares e, muitas vezes, acabam desistindo dos seus estudos por conta disso. Pensando nisso, o governo federal criou um programa para financiar os estudos dos estudantes que não têm condições de arcar sozinhos com os custos das mensalidades das instituições de ensino particulares.

O que é o FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil do governo federal, que é realizado por meio do Ministério da Educação. Este programa tem como principal objetivo possibilitar financiar o pagamento de cursos de graduação para os estudantes que fazem o ensino superior em uma instituição de ensino particular.

O programa foi criado já há alguns anos, mas em 2010 começou a funcionar em um novo formato. Nessa mudança, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão também conhecido como FNDE, passou a atuar como principal agente operador desse programa. Com isso, os juros cobrados no pagamento do financiamento caíram para 3,4% ano e, além disso, permite que o estudante possa solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Vale lembrar que para recorrer a este tipo de financiamento, o estudante precisa ter uma avaliação positiva nos processos que forem conduzidos pelo MEC.

Como solicitar o financiamento do Fies 2013/2014?

O primeiro passo para aquelas pessoas que desejam solicitar o financiamento oferecido pelo FIES é fazer a sua inscrição no Sistema Informatizado do FIES, que é conhecido como SisFIES. Nesse sistema, o candidato deverá alguns dados pessoais, como número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e uma senha para utilizar no sistema.

Depois disso, o estudante receberá no endereço de e-mail fornecido uma mensagem para validar e confirmar o seu cadastro. Em seguida, o candidato poderá continuar preenchendo o seu cadastro e dar informações sobre o curso e a instituição na qual estuda.

Após terminar a sua inscrição no sistema do FIES, o estudante deverá validar as informações fornecidas na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da sua instituição de ensino, Isso deverá ser feito em até 10 dias contando do dia em que foi concluída a sua inscrição. A Comissão é quem é responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato quando ele faz a sua inscrição.

Quando a validação das informações for concluída, o estudante precisará ir, em até dez dias, até um agente financeiro do FIES para formalizar a contratação do financiamento estudantil.

É importante ressaltar que no momento que fizer sua inscrição no sistema do FIES, o estudante deverá escolher uma instituição bancária e agência de sua preferência, lembrando que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são as instituições financeiras que atualmente funcionam como agentes do programa.

Comentários

comentários

Veja Também:close