FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

FIES 2014

SISU, FIES, PROUNI, ENEM, afinal, o que significa cada uma dessas siglas? O SISU é o sistema de integração de universidades as quais fazem uso da nota do ENEM, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, para o ingresso no ano letivo, PROUNI é a bolsa concedida a estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas, esta bolsa varia de 50 a 100%, dependendo da nota tirada pelo candidato e também da universidade que este escolher.

E FIES é o financiamento estudantil concedido pelo Governo Federal com o intuito de possibilitar que estudantes oriundos de qualquer tipo de escola, pública ou particular, possa ingressar em universidades particulares através de crédito estudantil, que permite que o estudante pague pelos seus estudos a nível superior apenas após a conclusão deste.

Como Funciona o FIES

FIES funciona de maneira bastante simples, o estudante precisa apenas ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, não havendo necessidade de que este atinja uma “nota de corte” como ocorre com os outros programas desenvolvidos a partir da nota do ENEM. Além de ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, o aluno ainda precisa prestar o vestibular da universidade a qual pretende estudar, além disso, o aluno precisa ter um fiador que tenha uma renda mensal equivalente ou superior ao dobro da mensalidade paga pelo aluno, ou seja, se o curso tiver uma mensalidade de R$ 1.500,00, o fiador deverá receber, ao menos, R$ 3.000,00 para poder representar financeiramente o aluno.

Entretanto, caso o aluno não tenha uma única pessoa que possa ser o seu fiador, este pode solicitar uma fiação compartilhada na qual um grupo de pessoas será responsável pelo financiamento
O FIES deve ser renovado semestralmente, sendo assim, caso você venha a optar por esta forma de financiamento, uma boa dica é já deixar os documentos separados desde a aprovação do crédito, assim, você não terá que reunir um montante de papeis todos os semestres, devendo apenas atualizá-los.

Quem Pode Solicitar o FIES?

Qualquer estudante que tenha ingressado em uma universidade particular que faça parte do programa do FIES que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio.

Em contrapartida dos demais programas governamentais, o FIES é um programa que não tem prioridade a nenhuma classe social ou grupo de cotistas, sendo realmente estendido a todos aqueles que tenha interesse de financiar os seus estudos através do programa.

Vale a Pena Fazer FIES?

Se você já tem bem estabelecido qual curso quer fazer e qual profissão deseja seguir, assim como, caso já tenha definido qual o curso que pretende cursar, vale muito a pena, visto que é um investimento intelectual, que colhe muitos recursos intelectuais, os quais não podem ser mensurados através de dinheiro, desta forma, caso você ainda tenha receio, faça o financiamento, as formas posteriores de pagamento são bastante palpáveis e de fácil acesso, desta forma, você não terá dificuldades, levando em consideração os parcelamentos que são possíveis de serem realizados.

Comentários

comentários

Veja Também:close