FNDE PDDE 2013

FNDE PDDE 2013

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é um dos órgãos do Ministério da Educação brasileiro e que foi criado para prestar assistências nos campos financeiro e técnico, além de realizar ações que contribuam para que o nosso país possa oferecer uma educação de qualidade para toda a sua população.

Através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que também é conhecido por meio da sigla FNDE, são desenvolvidos inúmeros programas que visam contribuir com o bom funcionamento da educação como um todo nas regiões do nosso país.

Merenda escolar

Um desses, por exemplo, é o Programa Nacional de Alimentação Escolar que foi criado no ano de 1955 para garantir que os alunos da rede pública de ensino recebam uma alimentação adequada na escola através dos recursos que são destinados para esse fim pelo programa. O principal objetivo desse programa é garantir que as necessidades nutricionais dos estudantes sejam atendidas, contribuindo assim com o aprendizado.

O valor por aluno que deve ser repassado pela União para os governos destinem merendas às escolas é, desde o ano de 2010, o valor de 30 centavos por dia para cada um dos alunos da pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e também para aqueles jovens e adultos que estão em escolas voltadas para o seu aprendizado. Ao todo, mais de 45,6 milhões de estudantes brasileiros são beneficiados por esse programa.

Livros didáticos

É por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é que os livros didáticos utilizados no ensino público em todo o nosso país são distribuídos. Além de livros, são repassados também por este programa dicionários e obras que são complementares ao ensino dos estudantes.

No ano de 2011, por exemplo, o orçamento que foi destinado para a compra desses materiais foi de 1,2 bilhão que foram utilizados para a compra de novos livros didáticos e também a reposição daqueles precisaram ser substituídos por algum motivo.

Para que nunca falte livros didáticos no ensino público, é importante que os estudantes tenham consciência e mantenham a boa conservação dos livros, que deverão ser utilizados no ano seguinte por outros estudantes. Ao final do ano letivo, os estudantes precisam fazer a devolução de todos os livros que utilizavam, para que eles sejam repassados no ano seguinte para os novos estudantes.

Transporte escolar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também possui atualmente dois programas que são voltados ao transporte dos alunos que vivem na zona rural até as suas escolas. Um deles, o Caminho da Escola, concede uma linha de crédito especial para que os governos possam adquirir ônibus voltados ao transportes dos estudantes.

Já o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar foi criado com o objetivo de garantir que os alunos que moram na zona rural tenham acesso a escola através de uma assistência financeira dada aos municípios e estados.

Esses só são alguns dos programas que foram criados pelo FNDE e infelizmente sabemos que, ao contrário do que deveria acontecer, eles acabam não atingindo todas as cidades brasileiras por inúmeros problemas, incluindo corrupção.

Comentários

comentários

Veja Também:close