IMC – O que é e Como Calcular

IMC – O que é e Como Calcular

Estar em boa forma é importante não só para aquelas pessoas que desejam estar bonitas, como também por aquelas pessoas que prezam por uma boa saúde. Manter o peso na faixa ideal é difícil e essa conquista deve ser obtida por meio de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, com alimentos nutritivos e de qualidade.

O Índice de Massa Corpórea, que também é conhecido apenas como IMC, é uma forma criada pelos médicos e pesquisadores para saber se uma pessoa está dentro do considerado como peso ideal. Esse cálculo é feito por meio do peso e da altura da pessoa.

O IMC é adotado pela Organização Mundial da Saúde como principal referência para classificação de peso. Mas a entidade mesmo reconhece que o índice não deve ser adotado como único parâmetro na hora de se fazer a avaliação do peso de uma pessoa já que outros fatores, como taxa de colesterol e circunferência abdominal, por exemplo, também devem ser levados em consideração.

Como calcular o IMC

A conta que deve ser feita na hora de calcular o IMC é a seguinte: a pessoa precisa dividir o seu peso pelo número da sua altura ao quadrado. O número que for o resultado dessa conta será o IMC da pessoa e ela deverá consultar em uma tabela se o seu peso é normal ou se está acima ou abaixo do que é comumente aceitado pela comunidade médica.

Para quem está achando complicado fazer está conta, na rede mundial de computadores existem diversos sites que disponibilizam uma calculadora online para que os internautas façam o cálculo do seu IMC.

Um exemplo disso é o site da revista Boa Forma, uma publicação voltada para as mulheres que querem emagrecer ou manter o seu peso de uma maneira saudável e eficaz. Lá, os internautas só precisam indicar seu peso em quilos e sua altura em metros, preenchendo os campos indicados e clicar no botão “Calcular” que logo o resultado da conta será mostrado.

Tabela do IMC

As pessoas que apresentam um IMC com valor entre 18,5 e 24,9 são consideradas aquelas que tem um peso normal em relação a sua altura. Quem apresenta um IMC abaixo de 18,5 está com um peso abaixo do que é considerado normal. Já quem apresenta um IMC entre 25,0 e 29,9 está com sobrepeso. IMC entre entre 30,0 e 34,9 indica obesidade em grau 1; entre 35,0 e 39,9 indica obesidade em grau 2 e IMC de 40 para cima indica obesidade em grau 3.

Se o seu IMC apresentou alterações para mais ou para menos é importante que você busque por auxílio médico para saber se está tudo bem com sua saúde.

Vale lembrar ainda que o IMC serve apenas como base para saber se uma pessoa está dentro do seu peso ideal, mas mais importante do que seguir essa tabela estritamente é consultar um médico ou outros profissionais da saúde, como nutricionistas, para avaliar o seu caso e indicar se você está realmente abaixo ou acima do peso considerado o ideal para o seu tipo físico.

Comentários

comentários

Veja Também:close