INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

INEP Enem 2014

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é a maior prova de vestibular do Brasil, essa, acontece em todas as cidades brasileiras uma vez por ano. O INEP é o responsável por toda a elaboração, organização e correção das provas, devendo portanto, o estudante entrar sempre no site do INEP para se informar a respeito de qualquer dúvida com relação ao exame, para verificar as suas questões no gabarito, e também, para ver qual foi a sua nota. A inscrição para o Enem também deve ser realizada pelo site do INEP, estas, para a prova que ocorrerá no ano de 2014 já foram encerradas, porém a relação dos candidatos que foram isentos do pagamento da taxa de inscrição ainda não saiu.

PROUNI e SISU

O PROUNI e o SISU são os programas que fazem uso do ENEM como único paliativo de maior relevância. O PROUNI é o programa universidade para todos, seu objetivo é, através da concessão de bolsas de estudo que vão de 50 a 100%, possibilitar que estudantes que não tês condições de arcar com as mensalidades ingressem no Ensino Superior, para tal, o aluno deve ter realizado todo o Ensino Médio em escolas públicas e também, precisa ter nota no exame suficiente para ingressar no curso e na universidade da escolha do estudante.

O SISU é o sistema de seleção unificada que tem o objetivo de possibilitar que o estudante realize a prova na sua cidade, porém, que possa ingressar com esta nota em qualquer universidade pública do país que esteja inscrita na Universidade. Desta forma, o estudante pode ingressar em qualquer universidade sem que haja necessidade de ir até a cidade da universidade em questão para realizar a prova. Este sistema também funciona com notas de corte, essas notas mudam diariamente de acordo com as novas inscrições dos estudantes, digamos que, por exemplo, a nota de corte de um curso X seja de 610 pontos e detenha 20 vagas, caso o último candidato tenha tirado a nota 540 e você, tenha tirado a nota 550, você “entra” no lugar desse candidato, por ter tido uma nota mais alta. Essas notas mudam diariamente, portanto, o aluno deverá monitorar as suas inscrições todos os dias.

Opção 1 e opção 2

O aluno pode optar por duas opções de inscrição, a opção 1 é a opção de maior importância, nesta, o aluno poderá, mesmo que não tenha sido chamado no primeiro e na segunda chamada, se inscrever para a lista de espera, esta lista de espera vai até o 2º período e cria a possibilidade do estudante ser chamado a qualquer momento. Já na segunda opção, o aluno apenas pode ingressar até a 2ª chamada, não tendo a opção de ficar na lista de espera.

FIES e Diploma do Ensino Médio

O ENEM possibilita ainda que o estudante realize um crédito estudantil concedido pelo Governo Federal ou então, que o aluno consiga o diploma do Ensino Médio, para tal, o aluno deverá deixar explícita essa vontade no ato da inscrição.

Comentários

comentários

Veja Também:close