Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Inscrição Prouni 2014

Para se inscrever no Prouni é necessário esperar que a nota do ENEM seja divulgada e, posteriormente, que o sistema seja aberto para que os estudantes possam se cadastrar. ENEM, SISU, PROUNI, FIES, são tantas siglas que normalmente nos confundimos em qual delas significa o que, então, para que você não tenha mais nenhuma dúvida em relação as opções que podem ser realizadas com a utilização da nota do ENEM, analise esse pequeno sumário com a explicação sobre cada um desses tópicos.

PROUNI e SISU

O PROUNI, Programa de Universidade para Todos é um programa governamental que tem o objetivo de possibilitar que estudantes que cursaram todo o seu Ensino Médio em escolas públicas consigam bolsas de estudo que chegam a 100% em universidades particulares. Para tal, o aluno deverá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e ainda, precisará comprovar que cursou todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Então, com a nota obtida no Exame, ele deverá se inscrever no sistema do PROUNI, este sistema é composto de uma logística bastante simples, o estudante deverá inscrever a sua nota no curso e universidade que pretende ingressar, porém a nota de corte sobe todos os dias, desta forma, o estudante deverá rever a sua nota todos os dias até o término do prazo de inscrição, pois, como esta nota varia em questão de dia, ele pode achar que está inscrito e que vai passar em tal disciplina, mas na verdade notas acima da sua foram inscritas e serão selecionadas e a sua não.

O SISU funciona de maneira bastante semelhante, só que este é destinado a todos os estudantes que pretendem ingressar em universidades federais, desta forma, qualquer aluno que tenha concluído ou que esteja para concluir o Ensino Médio poderá inscrever a sua nota no SISU e ingressar os estudos em universidades federais, independente da procedência dos seus estudos.

FIES

O FIES é o financiamento concedido pelo Governo Federal a todos os estudantes que pretendem ingressar seus estudos em universidades públicas, entretanto, que não tenham condições financeiras para arcar com os custos da mensalidade. Para ter direito ao FIES, o aluno precisa ter passado no vestibular tradicional da universidade particular em questão, além disso, este necessita ter realizado a prova do ENEM, não precisando necessariamente ter tirado uma nota de corte para a obtenção do financiamento.

Além disso, o aluno precisa ter um fiador que receba, ao menos o dobro do valor da mensalidade do curso em questão, desta forma, se a mensalidade for R$ 1.000,00 o fiador precisa ter uma renda mensal comprovada de, pelo menos, R$ 2.000,00, caso o aluno não tenha apenas uma pessoa para ficar responsável como fiador, ele poderá pedir a fiação partilhada.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova existem que dá abertura para todas essas opções, esta é a prova de vestibular de maior importância nacional e foi criado com o objetivo de unificar todas as provas de vestibulares público do Brasil.

Comentários

comentários

Veja Também:close