Leonardo da Vinci: biografia e principais obras

Leonardo da Vinci: biografia e principais obras

Leonardo da Vinci foi, entre todas as suas funções, um importante artista da época do Renascimento na Itália. Confira interessantes aspectos sobre Leonardo da Vinci: biografia e principais obras.

Leonardo da Vinci: Biografia

Leonardo da Vinci nasceu na Itália no dia 15 de abril de 1452. Quando ainda era pequeno, os pais do artista se separaram, sendo que ele passou a morar com seu pai, depois de alguns anos. Na biografia de Leonardo da Vinci ainda é importante citar que ele cresceu longe das cidades, em um ambiente rural, onde se encantou pelos cavalos, que posteriormente, viriam a ser um de seus objetos de estudos.

Aos 17 anos, da Vinci começou a estudar arte e pintura em Florença e três anos depois já estava se dedicando às pesquisas no campo da anatomia, principalmente a humana. Foi essa mesma área que influenciou as principais obras de Leonardo da Vinci, começando com os seusnquadros pintados quando ele ainda era jovem: A virgem do Cravo e A Virgem Benois, os dois simbolizando a virgem Maria e Jesus Cristo ainda bebê.

Algum anos depois

Com a idade de 34 anos é que o artista cria o quadro A Virgem dos Rochedos e também quando o italiano começa a se dedicar para a área da arquitetura. É importante resaltar na biografia de Leonardo da Vinci que ele também era engenheiro, inventor, matemático, músico, escultor e um estudioso nas áreas da natureza e da história.

É no início do século XVI que são pintadas a famosa Mona Lisa, que, com base em algumas escritas, seria a esposa do comerciante Francesco Del Giocondo e seu nome seria Lisa Del Giocondo. É depois de ir para a França trabalhar que Leonardo da Vinci falece em 1516, com 64 anos de idade e é enterrado em uma igreja.

Leonardo da Vinci: Principais Obras

Entre as principais obras de Leonardo da Vinci estão suas famosas pinturas. A Mona Lisa, também chamada de Gioconda, não é só uma das principais obras de Leonardo da Vinci, como também uma das pinturas mais conhecidas do mundo. Ela está exposta no Museu do Louvre, na França e recebe milhares de visitas por dia.

Outra das principais obras de Leonardo da Vinci é o quadro A Última Ceia, pintado com óleo sobre duas camadas de gesso e localizado nas paredes de um convento na cidade de Milão, na Itália. Estima-se que tenha sido realizado entre os anos 1495 e 1498, sendo que os seus detalhes mais analisados e característicos da arte de da Vinci é a representação do rosto de Jesus Cristo e a profundidade do local.

O Homem Vitruviano de da Vinci

Também na lista das principais obras de Leonardo da Vinci está o seu famoso desenho do Homem Vitruviano. Datado aproximadamente do final do século XV, a obra representa proporcionalmente um corpo humano do sexo masculino. Esse desenho remete a como seria as medidas perfeitas para o homem, encaixados em um círculo e em diversas fórmulas matemáticas.

Comentários

comentários

Veja Também:close