Maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro

Maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro

Maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro é a maior competição esportiva nacional. Sua primeira edição foi disputada em 1971, tendo o Atlético-MG como campeão. Contudo, em 2010, a CBF optou por unificar a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Brasileirão. O primeiro destes torneios foi disputado entre 1959 e 1968, enquanto o segundo aconteceu nos anos entre 1967 e 1970.

Com a unificação, o número de títulos das equipes mudou consideravelmente. O Santos foi o grande beneficiado da decisão, recebendo seis títulos do Brasileirão. O Palmeias, por sua vez, “ganhou” um tricampeonato com a decisão da CBF.

Campeonato Brasileiro de pontos corridos

O atual formato de disputa do Campeonato Brasileiro, com o sistema de pontos corridos, começou a ser disputado em 2003, tendo o Cruzeiro como primeiro campeão. Embora suscite diversas críticas – entre elas a de que o formato reduz a emoção da competição -, o sistema de pontos corridos é o mais utilizado nas principais ligas de futebol do mundo, especialmente na Europa. A Copa do Brasil, segunda competição mais importante do país, mantém o sistema eliminatório, assim como nas copas disputadas em outros países. Desde que os pontos corridos foram adotados, o São Paulo é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro, com o tricampeonato conquistado entre 2006 e 2008. O Fluminense, com os títulos de 2010 e 2012, é o vice-líder da lista.

Estados mais vencedores do Campeonato Brasileiro

Para fins históricos, o cálculo de títulos do Campeonato Brasileiro tem de levar em conta, também, os torneios recém-unificados pela CBF. Embora a atitude seja passível de críticas de torcedores e da imprensa especializada, a CBF é o órgão oficial do futebol brasileiro, ou seja, suas determinações têm de ser levadas em conta para a definição de rankings.

Desta forma, o estado de São Paulo é o grande vencedor do Brasileirão até hoje, com 28 títulos. Além dos grandes do estado, o Guarani também contribui com o título de 1978. O Rio de Janeiro vem na segunda posição, com 15 títulos conquistados. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com cinco; Minas Gerais, com três; Paraná e Bahia têm dois e, por fim, está o Recife, com um título.

Títulos por equipes

Levando em conta apenas as equipes, Santos e Palmeiras lideram a lista, com oito títulos nacionais cada um. Antes da unificação das antigas competições, o Santos era bicampeão, enquanto o Palmeiras era tetra. Em seguida estão o São Paulo, com seis títulos, e o Corinthians, com cinco. Neste caso, todos os troféus foram conquistados após 1971, já na competição conhecida como Campeonato Brasileiro. Empatado com o Corinthians está o Flamengo, também pentacampeão. Vasco e Fluminense têm quatro títulos.

Outros campeões

Na parte de baixo da lista estão Internacional (3 títulos), Cruzeiro, Grêmio, Botafogo e Bahia (2), Atlético-MG, Guarani, Atlético-PR, Coritiba e Sport (1). O Palmeiras é a única equipe do país a ter dois títulos no mesmo ano, por ter vencido a Taça Brasil e o “Robertão” de 1967.

Comentários

comentários

Veja Também:close