MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

MEC ProUni 2014

O PROUNI é um programa governamental que tem o objetivo de unificar todos os processos seletivos de universidades federais do Brasil em apenas uma prova, o ENEM. Para o estudante, isso é extremamente positivo, pois ele não precisa ficar se adaptando a diversos estilos de prova, o que é muito comum, por exemplo, a UFPR puxa mais para exatas, enquanto a UFM é mais levada às humanas. E também o candidato realiza apenas uma prova e pode se inscrever em qual outra, o que significa que os candidatos não precisam ir até a cidade a qual a universidade está situada apenas para realizar o processo seletivo, assim, todos os estudantes têm a mesma oportunidade de entrar nas mesmas universidades sem que haja nenhum impedimento ou preconceito regional.

O ENEM

Para se inscrever no PROUNI, o candidato precisa realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, este, ocorre uma vez por ano e pode ser utilizado tanto para os processos seletivos de verão, quanto para os processos seletivos realizados na metade do ano. Para se inscrever no ENEM, o candidato deve entrar no site do INEP – que é do MEC – então, precisa pagar uma taxa de inscrição que é de R$ 35,00, podendo o estudante ficar isento dessa taxa caso se enquadre no quadro de isenções, este está disponível para verificação no próprio site de inscrição.

A prova do ENEM é composta por 180 questões, estas são divididas em dois dias, cada qual com 90 questões, no primeiro dia, o aluno tem 4 horas para responder essas 90 questões e passá-las para o gabarito, as matrizes que são cobradas nesse primeiro dia são: História, Geografia, Artes, Biologia, Química, Física e Filosofia, já o segundo dia, que tem duração de prova de 5 horas, conta com 90 questões das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, além de uma redação que deve ser escrita em, no mínimo sete e, no máximo, trinta linhas, o gênero desta redação é dissertativo argumentativo, ou seja, o aluno precisa opinar e apresentar uma solução para a problemática exposta na proposta de redação.

Como Funciona do SISU?

O funcionamento do SISU é bastante simples. O aluno precisa, assim que a sua nota do ENEM sair e também, assim que o SISU abrir, inscrever a sua nota no site do SISU, para tal, este deve apenas inscrever o seu CPF, então, o aluno necessita analisar quais são os cursos os quias possui uma nota de corte suficiente para utilizar.

1ª e 2ª Opção

O SISU conta com um sistema de 1ª e 2ª opção, na primeira opção, o aluno deve inscrever realmente o curso que deseja fazer, pois esta opção permite que o aluno fique numa lista de espera que pode chamar novos estudantes até a metade do ano, já na segunda opção, o aluno pode apenas participar da 2ª e 3ª chamada complementares que ocorrem apenas até o começo das aulas letivas normais, portanto, se atente a esta diferença crucial.

Comentários

comentários

Veja Também:close