Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

Nota do ENEM 2014

O Exame Nacional do Ensino Médio representa um avanço muito grande para a educação nacional, visto que os vestibulares ocorriam em cada cidade e em cada universidade de maneira distinta, onde o nível de dificuldade variava consideravelmente e ainda, os alunos que, por exemplo, moravam no Paraná, não poderiam tentar uma universidade no estado de Santa Catarina ou em qualquer outro sem ir presencialmente realizar as provas conforme as universidades decretavam.
Assim, o ENEM tem um caráter de unificação que torna o acesso, de diversas maneiras, mais fácil a universidades tanto públicas, quantos privadas.

A nota do ENEM normalmente é esperada com muita ansiedade pelo aluno, visto que esta é um a porta de entrada para diversas veias dentro da educação nacional, esta, normalmente sai logo no começo do mês de janeiro, sendo todas as inscrições e demais tramites a serem realizados até o final de fevereiro.
Uma boa nota do ENEM pode ser considerada aquela acima de 800 pontos, possivelmente com uma nota acima desta, você conseguirá entrar no curso pretendido (Medicina costuma apresentar nota média de 850 pontos), porém, com uma nota acima de 700, você já consegue ingressar em boa parte dos cursos.

Aplicações do ENEM – SISU e PROUNI

O SISU é o sistema de unificação das universidades públicas do Brasil, através deste, você conseguirá ingressar em qualquer universidade do Brasil, direto da sua cidade. O SISU funciona com notas de corte, essas notas de corte variam de acordo com o curso e com as notas inscritas dos demais alunos, ou seja, no primeiro dia, não haverá parâmetro algum de nota, o candidato deverá entrar no SISU diariamente, pois essas notas oscilam também diariamente, o aluno, ao todo, pode escolher tentar ingressar em dois cursos ou duas universidades distintas, devendo uma destas ser a 1ª opção, que é aquela a qual o aluno tem o maior desejo de entrar e uma segunda, sendo a 2ª opção, é imprescindível que você coloque como primeira opção realmente o curso o qual você tem o maio interesse, pois você não poderá participar da lista de espera com a nota da 2ª chamada.

O PROUNI é o programa governamental que permite que estudantes vindos de escolas públicas estudem em universidades particulares através de bolsas de estudos que variam de 50 a 100%. Este também funciona com o esquema de nota de corte, você deverá ficar de olho diariamente nas notas para que assim, possa mudar de universidade ou curso, caso a sua nota seja mais baixa do que aquela solicitada.

FIES

O FIES é o financiamento estudantil concedido pelo Governo Federal, para ter acesso ao FIES o estudante precisa apenas ter realizado e ENEM e contar com um ou mais fiadores que detenham uma renda mensal igual ou superior ao dobro do valor da mensalidade.

Conclusão do Ensino Médio

O aluno ainda poderá obter seu diploma de conclusão do Ensino Médio, para tal, este precisa ter mais de 18 anos e atingir, ao menos, 500 pontos em cada disciplina e 600 na redação.

Comentários

comentários

Veja Também:close