O que é a Mídia Ninja

O que é a Mídia Ninja

São tantos os canais de comunicação já existentes que fica cada vez mais difícil canalizar tudo em um só. Já se foi o tempo em que os jornais impressos ou telejornais eram a maior fonte de notícias da população.
É muito comum hoje pessoas que ficam sabendo de notícias de cunho mundial através de redes sociais como o Twitter e o Facebook, por exemplo. As pessoas estão participando cada vez mais não só no que diz respeito às opiniões sobre as notícias que recebem, mas também já são coadjuvantes na construção das notícias. A colaboração é cada vez mais latente e faz com que cada um mostre um pouco do redator que há em si.

O que é a Mídia Ninja

A partir do momento que os espectadores deixam de ser somente espectadores, eles passam a fazer parte da construção das notícias, por exemplo. E é claro, vão surgindo grupos de afinidade e que compartilham da mesma opinião em várias situações.

Algo como mostra o que é a mídia ninja , por exemplo. Esse nome é, na verdade, uma sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. A fama desse grupo veio à tona principalmente durante as manifestações que ocorreram pelo Brasil principalmente durante o mês de junho de 2013. Uma opção para quem não queria se expor às informações discorridas pela mídia tradicional brasileira (leia-se grandes emissoras), era a de procurar saber dos acontecimentos através de canais como o Mídia Ninja.

A maior característica do grupo Mídia Ninja, é que o poder é descentralizado. É claro que existe uma moderação do conteúdo, mas a participação é feita por todos que estejam dispostos a discorrerem sobre determinados assuntos com propriedade. Dessa maneira, a verdadeira opinião do povo sobre o que acontece no país também é exposta.

Polêmicas

Temas sociais e econômicos geralmente são polêmicos por conta própria. A democratização da informação por meio de iniciativas como a Mídia Ninja faz com que esses temas sejam levados à público com menos filtros, por assim dizer.

A verdade é que as pessoas escrevem de maneira respeitosa o que pensam sobre todo e qualquer assunto, sem influências políticas, somente influências de valores pessoais – que é o que pode gerar ainda mais polêmica. A vantagem disso é realmente gerar uma discussão para que as pessoas possam opinar em melhorias na sociedade em que vivem e consequentemente, no país também.

Coragem

Para falar e escrever sobre determinados assuntos abertamente, é necessário ter coragem. Coragem para saber que as palavras serão julgadas por alguns, reprimidas por outros. Mas a partir do momento em que as pessoas passam a mostrar ao mundo o que realmente pensam sobre determinados assuntos, isso faz com que o povo em geral se torne mais crítico e colecione mais embasamento teórico para discorrer sobre os assuntos que quiserem, sempre de maneira respeitosa e prezando pelas boas maneiras da escrita.
A liberdade é para ser usada, e de jeito inteligente como a Mídia Ninja faz, mais ainda!

Comentários

comentários

Veja Também:close