O que é e como tratar a cãibra

O que é e como tratar a cãibra

O que é e como tratar a cãibra

Sabe aquele dia que você resolve fazer exercícios físicos, mas sempre foi uma pessoa muito sedentária? Com isso, não se alonga direito e sai correndo por aí, como se fosse um verdadeiro atleta. Isso pode lhe oferecer algumas complicações, e também incômodos. Dores pelo corpo podem aparecer durante a noite, e você poderá, inclusive, ter problemas para dormir. Entre os principais e mais recorrentes incômodos que podem aparecer está a cãibra. Com certeza você já passou por isso, seja durante o dia, em uma atividade física ou ainda durante a noite, bem no momento em que está dormindo e se sentindo relaxado. Saiba o que é e como tratar a cãibra.

O que é a cãibra

Para entender o que é a cãibra, é preciso lembrar que os músculos do nosso corpo funcionam de maneira voluntária. Isso quer dizer que os músculos relaxam e contraem dependendo da vontade da pessoa. O espasmo muscular acontece quando um ou vários músculos sofrem a contração de maneira súbita e involuntária. E caso este espasmo seja contínuo e bastante intenso, os profissionais da área de saúde o batizaram de cãibra. Com isso, a cãibra seria uma contração do músculo que não foi desejada, subida e muito dolorida. E a cãibra não pode ser revertida de modo espontâneo. Por isso, quando você estiver com cãibra nos pés, não irá resolver ficar parado e nada fazer. Você deve tomar providências usando suas mãos e a força.

Incômodo comum

Você não precisa se preocupar e achar que é a única pessoa no mundo que está passando por isso e tendo que lidar com uma cãibra no meio da madrugada. De acordo com as pesquisas na área, aproximadamente 95% dos indivíduos terão, pelo menos, uma cãibra durante a sua vida. Com isso, você pode notar que elas são bastante comuns. Elas são mais frequentes nos adultos e ficam mais comuns, ainda, conforme a pessoa vai envelhecendo. Entre os músculos mais comuns em que a cãibra pode aparecer estão: posteriores e anteriores da coxa, panturrilha, pescoço, pés, abdômen e também nas mãos. Porém, as cãibras podem aparecer em qualquer músculo do corpo.

Como tratar

Quando a cãibra aparece em algum músculo do corpo, a primeira coisa a se fazer é buscar reverter este quadro de maneira imediata, fazendo com que as contrações daquele membro parem. Para isso, você deverá mobilizar o membro utilizando as mãos, ou ainda com o auxílio da parede ou do chão. Você deve mobilizar na direção oposta a que ele está se contraindo, fazendo o movimento até que o espasmo e a dor parem. Para relaxar o músculo, você pode fazer uma compressa com água ou uma suave massagem no membro que foi acometido. Não é necessário tomar nenhum remédio, você só precisa repousar.

Como evitar

Você pode evitar as cãibras se tomar algumas precauções. Antes e depois que você fizer suas atividades físicas, é imprescindível que faça uma boa série de alongamentos, especialmente se você é uma pessoa sedentária. É bom, também, evitar a prática de atividades físicas em dias que estiver muito calor. A melhor maneira de prevenir as cãibras, com isso, é se manter sempre ativo, pois são as pessoas mais sedentárias que têm este tipo de incômodo com mais frequência. Vale lembrar que os alongamentos não terão resultados do dia para a noite. Você deve fazê-los sempre.

Comentários

comentários

Veja Também:close