O que faz um bibliotecário

O que faz um bibliotecário

Os livros são capazes de proporcionar sensações inexplicáveis, que vão da mais extrema felicidade, quando as personagens tomam o rumo que você desejou desde o inicio da narrativa, até as mais alucinantes, aonde os leitores chegam a sentir o cheiro de um ambiente descrito ou até mesmo o enjoo de um parágrafo que conta a experiência de um naufrágio. O que é mais sensacional na leitura é a imaginação, conseguimos criar ambientes medievais, trejeito de personagens e até mesmo um tom de voz para estes, proporcionando aos leitores uma sensação de criação, que não é concebida por filmes, por exemplo.

Além de causar um entretenimento quase que indescritível, os livros são um dos principais mestres na vida de uma pessoa, os livros nos ensinam a história antiga, pensamentos de filósofos, astrólogos e matemáticos medievais, leis, línguas e diferentes tipo de culturas, enriquecendo a sabedoria dos seres humanos. Essas informações, inclusive, só sobreviveram por tantos anos, devido aos livros, o livro mais lido e que tem maior importância testemunhada na história do mundo moderno é a Bíblia, este livro sagrado é detentor de todos os dogmas que devem ser seguidos pelos cristãos.

As bibliotecas são lugares detentores de muitos livros, não importando o gênero destes nem a sua orgiem, uma biblioteca pode ser constituída apenas de dicionários, por exemplo, como pode conter exemplares referentes ao cinema, filosofia e matemática na mesma sala. Normalmente os livros são organizados para que seja fácil achar um exemplar procurado, o sistema mais utilizado para separar os livros é pela ordem alfabética dos autores.

O que faz um Bibliotecário?

Você já deve ter ouvido alguém dizer que virou bibliotecário ou então que irá realizar um curso para ocupar tal posição e deve ter se perguntado: Afinal, o que faz um bibliotecário? Bom, os bibliotecários são os encarregados de separar, organizar e cuidar da integridade física dos livros cabe a eles avaliar se o emprestador de livros cuidou do exemplar emprestado da forma adequada. Os bibliotecários são responsáveis também pela alimentação dos bancos de dados das bibliotecas, atualização dos softwares e criação de postagens para sites, blogs e fan pages destas instituições.

Biblioteconomia, a Ciência das Bibliotecas

Biblioteconomia é uma das opções de curso existente em diversas universidades federais e também particulares, este curso forma bibliotecários capazes de organizar as informações necessárias e também a orientar os pesquisadores que vão à biblioteca a fim de emprestar algum livro. O curso conta com disciplinas com: Língua Portuguesa, Literatura, História, Inglês, História do Registro da Informação, Organização de Instrumentos de Recuperação, entre outras. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é a única que apresenta a opção de Licenciatura deste curso, prevendo a necessidade de professores formados nesta área.

Biblioteconomia e o Mercado de Trabalho

Uma lei a nível federal foi criada exigindo que todas as escolas, sejam estas, públicas ou particulares obtenham uma biblioteca nas suas dependências físicas, sendo imprescindível a presença de um Bibliotecário formado em Biblioteconomia em cada uma dessas instalações. Portanto, a previsão é que em menos de 20 anos mais de 170 mil bibliotecários sejam contratados, porém o Brasil não conta com tantos profissionais desta área, sendo assim, é um mercado de trabalho bastante amplo, com muitas chances de crescimento.

Comentários

comentários

Veja Também:close