Pontos turísticos do Rio Grande do Sul

Para quem quer conhecer melhor a região Sul do Brasil, o Rio Grande do Sul pode ser uma ótima opção em qualquer época do ano, com incríveis pontos turísticos a serem desbravados.

Sobre Rio Grande do Sul

Conhecido tanto pelos seus recursos naturais quanto por suas tradições, o Rio Grande do Sul, com cerca de 11 milhões de habitantes entre seus 469 municípios tem um clima subtropical. O estado tem o quarto maior PIB do Brasil e ainda tem resquícios, na região rural da metade do sul e na Serra Gaúcha, de dialetos alemães e italianos.

Pontos turísticos em Porto Alegre

A capital do estado sulista abriga um dos centros culturais mais importantes do país, a Casa de Cultura Mário Quintana, sediada no antigo Hotel Majestic, onde o poeta que dá nome ao local morou. Cerca de 40 mil pessoas por mês visitam o centro cultural.

Além dele, a Catedral Metropolitana também é um símbolo na capital por estar ligada diretamente na fundação e desenvolvimento da cidade. P Theatro São Pedro, fundado em 1858, também é conhecido por ter sido palco de manifestações e peças ao longo dos anos.

O Monumento Laçador, que fica em frente ao antigo aeroporto Salgado Filho, também é uma atração que não pode faltar no roteiro por ter sido um dos primeiros monumentos da cidade em homenagem a figura do gaúcho.

Além desses, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e o Parque Farroupilha, vencedores do Travellers Chouce 2014, também são famosos pontos turísticos da capital.

Não deixe de passar também pela Arena do Grêmio, pelo Santander Cultural, pelo Estádio Beira-Rio, pela Fundação Iberê Camargo e, claro, pelo Lago Guaíba.

Caxias do Sul

Uma das cidades mais procuradas do estado, principalmente durante a tradicional Festa da Uva, Caxias do Sul exibe a Paróquia São Pelegrino, fundada em 1893, que é um dos maiores patrimônios artísticos da região.

A Réplica de Caxias do Sul também é um local bastante procurado por turistas pelo seu conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira feitas em homenagem ao centenário da colonização italiana.

Outras cidades

Em Gramado, que está entre a lista de cidades que mais atrai turistas do estado, o locais obrigatórios são o Vale do Quilombo, a Igreja São Pedro, o Palácio dos Festivais e o Lago Negro. Ainda na serra, a cidade de Petrópolis fica mais movimentada durante a Festimalha, que é a maior feira de malhas da região sul do país e seus pontos turísticos mais conhecidos são o Ninho das Águias e o Labirinto Verde.

Na cidade de Santa Cruz, o Parque da Santa Cruz é muito procurado pelos visitantes, principalmente os praticantes de rappel. O local pode ser visto de qualquer ponto da cidade devido ao paredão de 20 metros, iluminado com neon, que fica na parte alta do parque, sobre os paredões de pedra.

Em Canela, a Cascata do Caracol, com 131 m de queda, também é um lugar muito procurado para visitação.

A Capital Nacional do Vinho, Bento Gonçalves, tem como principal ponto turístico o Vale dos Vinhedos, onde é possível encontrar montanhas cobertas de parreiras.

Comentários

comentários

Veja Também:close