Principais pontos turísticos da Bahia

Sobre a Bahia

Uma das cidades mais visitadas do Brasil, a Bahia é conhecida pelo carnaval, pelas praias e pelos sítios históricos coloniais. O estado tem o maior litoral do país, somando mais de 900 quilômetros.

Conheça os principais pontos turísticos da Bahia e crie seu roteiro de viagem.

Principais pontos turísticos naturais

Um dos parques naturais mais fascinantes do Brasil é o Parque da Chapada Diamantina, que não pode faltar no seu roteiro de viagem. A Mata Atlântica, as planícies e campos floridos se reúnem de uma forma deslumbrante no local. No Parque está a maior cachoeira do país, chamada de Cachoeira da Fumaça, os Poços Encantado e Azul e o Vale do Capão.

A Lagoa de Abaeté está entre os pontos turísticos mais procurados na Bahia. Com água escura e dunas de areia bem branca, localizada em Itapoã, é um os principais cartões postais da cidade. A lagoa surgiu do represamento dos rios que corriam na região antigamente, somados as águas da chuva. Ao redor da lagoa, existe uma área de proteção ambiental com 400 hectares conhecida como Parque do Abaeté.

Quem gosta de natureza vai amar a Costa do Dendê, formada por baías, costões rochosos, praias, manguezais, nascentes, rios, restingas, cachoeiras, estuários e lagoas.

Conheça também a Ilha dos Frades, a Praia Flamengo, a Praia do Porto da Barra, a Praia Farol da Barra, o Recife de Fora, a Ilha dos Aquários, a Praia do Mutá e a Praia do Taperapuã.

Outros pontos turísticos

A história do Pelourinho praticamente se mistura a de Salvador. Localizado em frente ao porto, é um dos locais mais altos da cidade, além de ser próximo do comércio e conta com uma muralha de pedra natural de quase 90 metros de altura. Os sobrados e casarões do local são inspirados na arquitetura barroca portuguesa.

O Elevador Lacerda está entre os principais pontos turísticos de Salvador, além de ser o cartão postal da cidade. Inaugurado em 1873, o monumento, localizado na Praça Cayru, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Junto com o Elevador Lacerda, o Farol da Barra é a atração mais conhecida de Salvador. Foi nesse local que Américo Vespuccio, em 1501, nomeou a Bahia de Todos os Santos.

Outro local muito conhecido é o Dique do Tororó, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por ser o o único manancial natural de Salvador.

Se você quer ter uma vista incrível de Salvador, além de cenários históricos e naturais, visite também a Ponta de Humaitá. O local tem um pátio que invade o mar, com um farol, um convento e uma igreja.

O mercado Modelo também é um local tradicional da Bahia. Ele é propriedade da Prefeitura e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Próximo ao Elevador Lacerda, ao seu redor, também é possível encontrar a praça Cairu, os armazéns das Docas e um ancoradouro conhecido como Rampa do Mercado Modelo.

Em Porto Seguro, conheça o Centro Histórico, o Memorial da Epopeia do Descobrimento, a Passarela do Álcool, o Complexo de Lazer Axé Moi e o Farol de Porto Seguro.

Comentários

comentários

Veja Também:close