Principais pontos turísticos de Alagoas

Sobre Alagoas

Localizado na região Nordeste do país, o Alagoas é um dos menores estados brasileiros, com menos de 30 mil quilômetros quadrados. Apesar disso, o estado tem belezas naturais incríveis e é muito conhecido por suas praias.

Conheça os principais pontos turísticos de Alagoas, uma ótima opção para sua viagem de férias.

Principais pontos turísticos naturais

Capital do estado, Maceió concentra boa parte da população do estado e vários dos principais pontos turísticos de Alagoas.

Com um litoral muito extenso, a cidade possui praias incríveis. Entre elas, destacam-se a Praia da Avenida, conhecida também como Avenida da Paz, localizada no centro da cidade e dona de um dos mais belos pores-do-sol da capital. Conheça também a Praia Cruz das Almas, próxima a saída norte de Maceió, cheia de misticismo e paraíso dos surfistas.

Ainda em Alagoas, conheça também as praias da Garça Torta, do Sobral, de Jacarecica, de Ipoca, de Riacho Doce, de Ponta Verde, de Pajuçara, de Mirante da Sereia, de Jatiúca, do Francês, da Sereia, do Gunga, do Carro Quebrado, de Paripueira, de Tabuba, de Pratagi, de Jatiúca, da Garça Torta e a de Sonho Verde.

Um dos passeios mais famosos da cidade é o passeio de barco pela Lagoa Mundaú. A lagoa é considerada um dos maiores ecossistemas do estado, com seus 600 quilômetros quadrados de superfície. Durante as quatro horas de passeio, o barco passa por nove ilhas habitadas por rendeiras e pescadores, além de passar também por vegetações de manguezais e restinga. Outras lagoas conhecidas são a do Roteiro, de Jequiá, de Manguaba e da Anta.

Conheça também as piscinas naturais de Pajuçara através de um passeio de jangada.

Outros pontos turísticos

Para os turistas que gostam de conhecer a parte histórica e cultural dos locais que visitam, Alagoas tem muitas opções de museus como, por exemplo, O Museu de Arte Brasileira, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas, o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, o Museu do Comércio de Alagoas, o Museu da História da Medicina de Alagoas, a Casa das Artes, o Museu de História Natural, o Museu da Polícia Militar do Estado de Alagoas, o Museu da Segunda Guerra Mundial, o Museu da Tecnologia do Século XX e o Museu do Esporte Lauthenay Perdigão.

Entre as igrejas, as que mais se destacam são a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do Bom Jesus dos Marítimos e a de Nossa Senhora do Livramento. Quando o assunto são os teatros, em Alagoas destaca-se o Teatro Deodoro, inaugurado em 1910, durante a comemoração dos 21 anos de proclamação da república. Além dele, conheça também o Teatro de Bolso Lima Filho, o Teatro do Colégio Marista e o Teatro Cena Livre, do SESC.

Comidas típicas

Entre as comidas que você não pode deixar de experimentar durante uma visita a Alagoas, estão o cuscuz de milho, a tapioca, o arroz doce, o inhame, a massa puba, o beiju, o pé de moleque, o inhame e macaxeira com carne de sol, o mugunzá, a pamonha e a canjica. Todos esses pratos são iguarias de origem africana ou indígena. Além disso, experimente os frutos do mar preparados nos restaurantes do estado.

Comentários

comentários

Veja Também:close