Principais pontos turísticos de Pernambuco

Sobre Pernambuco

Marcado pela diversidade cultural, Pernambuco tem habitantes que presam muito sua cultura e é lugar de onde saem muitos artistas plásticos, poetas e músicos reconhecidos internacionalmente.

Conhecidos principalmente por suas festas no Carnaval e em São João, os pernambucanos sempre recebem muitos turistas interessados em conhecer um pouco mais sobre o maracatu, o frevo e o Galo da Madrugada, considerado pelo Guiness Book o maior bloco de rua do mundo.

Praias

Com um litoral de 187 km de extensão, obviamente as praias não podem faltar entre os lugares por onde você tem que passar em uma visita à Pernambuco.

Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Natural da Humanidade e entre As Sete Maravilhas de Pernambuco, eleitas através de votação do público pelo JC Online, e suas praias devem fazer parte do roteiro. Em 1988, a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional para proteção das espécies endêmicas que habitam o local e devido aos golfinhos que, diariamente, aparecem na Baía dos Golfinhos, que é, em todo o planeta, o lugar de observação mais regular da espécie.

As piscinas naturais de Porto de Galinhas, em Ipojuca, tem um visual incrível, águas mornas e claras formadas entre estuários, corais, areia branca, coqueirais e mangues. Não é a toa que o local foi eleito, por dez vezes consecutivas, a melhor praia do Brasil pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.

Principais pontos turísticos

Na capital, Recife, vale a pena visitar o Museu Cais do Sertão, a Igreja Mosteiro de São Bento, o Parque Jaqueira e o Teatro de Santa Isabel.

A igreja mais antiga do Brasil, construída em 1535, está em Pernambuco, mais precisamente em Igarassu e merece sua visita. Todo o centro histórico da cidade é encantador e está também entre as Sete Maravilhas do estado. Também em Igrassu, uma visita a ilhota Coroa do Avião, que é um banco de areia no meio do mar, coberta com vegetação na parte central, também é um destino muito procurado. O acesso pode ser feito através de jangadas que saem de Itamaracá.

Também nessa lista estão as cachoeiras de Bonito. São cinco principais quedas d’água que podem ser acessadas por trilhas: A Boca da Onça, maior cachoeira do estado, tendo 156 metros de queda e uma paisagem incrível do seu topo; a Estância Mimosa, que fica dentro da propriedade da estância e inclui no passeio a observação de animais, almoço na fazenda e exploração de grutas; o Parque das Cachoeiras, que é um conjunto de seis quedas do rio Mimoso; o Rio do Peixe, que fica dentro da Fazenda Água Viva e possui 11 quedas do Rio do Peixe; e o Rio Aquidabã, que inclui no passeio uma passada por uma reserva indígena.

O Parque Nacional da Serra do Catimbau também está entre as Sete Maravilhas de Pernambuco e preserva uma das últimas áreas de Caatinga do país, além de possuir também registros de pinturas rupestres e artefatos pré-históricos de, no mínimo, seis mil anos.

Em Olinda, a visita ao Centro Histórico é indispensável. Quase um terço de toda a área é tombada e sua preservação começou em 1930, o que deu muito resultado, já que o local foi declarado Monumento Nacional pelo Congresso Nacional e patrimônio mundial, pela UNESCO. Além da parte histórica, uma visita à Caixa d’Água Alto da Sé e seu elevador panorâmico surpreendem qualquer turista com sua vista incrível do alto.

Comentários

comentários

Veja Também:close