Principais pontos turísticos de Rondônia

Sobre Rondonia

Terceiro estado mais populoso do norte, Rondônia tem o clima quente que se prolonga por todo o ano e é conhecido por sua cultura e pela história indígena que faz parte dela.

Para quem vai visitar esse estado, conheça seus principais pontos turísticos e monte ser roteiro de viagem.

Principais pontos turísticos de Porto Velho

Fundado em 1913, Porto Velho, capital de Rondônia, com seus mais de 400 mil habitantes concentra os lugares mais conhecidos do estado.

Usada antigamente como principal meio de transporte, hoje a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é a principal atração turística com seus mais de 100 anos, muito visitada também por estudantes de história. No mesmo ambiente, é possível encontrar também o Museu Ferroviário, uma atração repleta de peças antigas expostas aos turistas. Se você ficar encantado com a história ferroviária da cidade, não deixe de conhecer também o Prédio Sede da Antiga Administração da E.F.M.M., que tem a forma arquitetônica de uma locomotiva, inaugurada em 1949 em homenagem aos primeiros colonizadores da região. Conhecido também como prédio do relógio, atualmente abriga a FUNCETUR, Fundação Cultural e Turística do Estado de Rondônia.

Outro local centenário da cidade e muito conhecido são as Três Caixas D’água que são, literalmente, três caixas d’água de ferro, de origem americana, instaladas no centro da cidade em 1910.

Também famoso na capital, o Parque Urbano de Porto Velho ou Parque da Cidade foi um dos primeiros parques construídos na cidade. Conhecido pelo seu lago enorme, passeios de pedalinho e o mirante que oferece uma vista incrível de toda a cidade. Além disso, no meio do parque existe também um pequeno teatro.

Uma maravilha natural incrível que corta a cidade de Norte a Sul é o Rio Madeira, que agrega a bacia hidrográfica mais importante do estado e liga Manaus (AM) a Belém (PA).

Não passe por Porto Velho sem provar o filé de peixe dourado frito, o pato no tucupi, o bolo de macaxeira e a pamonha de milho verde, pratos típicos da cidade.

Outros pontos turísticos de Rondônia

À margem direita do rio Guaporé, dentro da floresta amazônica, é possível encontrar o Forte Príncipe da Beira, uma construção de 10 metros de altura e 970 de extensão, concluída em 1776, a mando do Rei de Portugal para fins militares, apesar de nunca ter sido usado dom essa finalidade.

Em Ji-Paraná, é possível visitar o rio com o mesmo nome da cidade, onde é possível fazer passeios de barco e o Museu das Comunicações Marechal Rondon. Em Guajará-Minim, o Rio Mamore permite a navegação pela Floresta Amazônica, além da cidade ter também como pontos turísticos o Museu Histórico Municipal e a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Seringueiro.

Em Ariquemes, os turistas podem conhecer o Museu Rondon e o Parque Botânico.

Comentários

comentários

Veja Também:close