Principais pontos turísticos de Roraima

Sobre Roraima

Fazendo fronteira com a Venezuela à noroeste e norte, com a Guiana ao leste, com o Pará ao sudeste e com Amazonas ao sul e oeste, Roraima é o décimo quarto maior estado brasileiro, com cerca de 500 mil habitantes e tem uma história muito ligada ao Rio Branco, por onde chegaram os primeiros colonizadores portugueses ao local.

Para quem deseja conhecer mais sobre a região norte do Brasil, esses estado é parada obrigatória. Para isso, conheça os principais pontos turísticos de Roraima antes de começar sua viagem.

Principais pontos turísticos de Boa Vista

Com dois terços de todos os habitantes de Roraima, Boa Vista é a capital do estado, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil e a única que tem a localização totalmente ao norte da linha do Equador. A cidade é abriga os pontos turísticos mais procurados de Roraima.

A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco é um local histórico de Boa Vista, tendo, em seu centro, o Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo do estado e, ao seu redor, as deses da Assembleia Legislativa do Estado e o Tribunal de Justiça. Além dessas sedes, a praça possui também o Monumento ao Garimpeiro, que é o monumento mais famoso da cidade e foi construído em homenagem a todos que contribuíram com o progresso e desenvolvimento da capital.

Ainda no centro da cidade, a Orla Taumanan, inaugurada em 2004, é uma atração muito procurada desde então. Com 6500 metros quadrados, a estrutura fica suspensa sobre a margem do rio Branco e conta com praça de alimentação, espaços de convivência e famosa por concertos musicais de Música Popular Roraimeira e Brasileira. O local tem vista para o rio Branco, para a Ponte dos Macuxis, Ilha de São Sebastião e Praia Grande.

Um dos maiores parques públicos do norte também está localizado em Boa Vista. O Parque Anauá tem quadras para a prática de basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, além de pista de aeromodelismo, forródromo, kartódromo, pista de cooper, parque aquático, pista de aeromodelismo e galeria de artes. O Horto da Municipal também fica dentro de suas dependências.

Há 8 km da capital, é possível encontrar as Praias do Cauamé, um dos principais afluentes do Rio Branco, formadas por águas fluviais e cercadas por vegetações da Amazônia. O local tem área para camping e restaurantes.

A Ponte do Macuxi, que passa sobre o Rio Branco, também é uma atração bastante conhecida, além da Praça das Águas e o monumento Portal do Milênio.

Outros pontos turísticos

Um outro ponto turístico muito famoso no estado é o Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana, delimitado por falésias de aproximadamente mil metros de altura. Além dele, o Monte Caburaí, no municipio de Uiramutã, também é bastante procurado.

A Pedra Pintada também é muito procurada por ser um sítio arqueológico repleto de pinturas rupestres de centenas de anos. A pedra possui 60 metros de diâmetro e 40 de altura e foi tombada em 1984.

Em uma visita ao Haras Cunhã Pucá, na cidade de Cantá, é possível fazer um passeio de charrete e conhecer o Orquidário, o Jardim Botânico e outras dependências, além da visitação aos cavalos, que também é bastante procurada no local.

O Eco Park, em Alto Alegre, conta com uma área de 255 ha, muitas árvores frutíferas, campos para vôlei e futebol, além de sala de lazer, restaurantes, piscinas, passeios de pônei, chalés e caiaques.

Comentários

comentários

Veja Também:close