Principais pontos turísticos do Amapá

Sobre o Amapá

Localizado na região Norte do Brasil, o Amapá é um dos mais novos estados do país e o segundo que mais possui áreas protegidas. O estado e seus 800 mil habitantes aguardam de braços abertos para apresentar seus principais pontos turísticos aos visitantes.

Principais pontos turísticos do Macapá

Entre os 16 municípios do estado, Macapá é a capital e também a maior cidade do Amapá, concentrando 60% de toda a população do estado.

Sendo a cidade mais procurada entre os turistas, seu ponto turístico mais interessante é o Marco Zero do Equador, já que Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador. Além da linha de concreto de aproximadamente 20 metros, construída no local por onde a linha do Equador passa, há também a estrutura moderna do Marco Zero, com um terraço, mostras de artesanato local e um relógio de sol.

Vale a pena visitar também o Complexo Beira Rio, às margens do Rio Amazonas, que é formado por um conjunto de quiosques, com bares, sorveterias, bomboniere, parque infantil, área para prática de esportes e ciclovia. O local é considerado o cartão postal da cidade, juntamente com a Praça Abdallah Houat.

Construído na década de 40, o Trapiche Eliezer Levy também é um dos pontos turísticos muito procurados na cidade. Com um quilômetro de extensão e estrutura de concreto armado, o local possui um bondinho elétrico, além de restaurantes e quiosques com artesanatos locais.

Conheça também a Fortaleza de São José de Macapá, o Museu Ângelo Moreira da Costa Lima, o Museu Histórico Joaquim Caetano da Costa, a Praia da Fazendinha, o Centro da Cultura Negra, o Sambódromo, a Igreja de São José do Macapá, a Pedra do Guindaste, o Museu Sacaca

Entre as festas conhecidas do local, uma das principais é a Festa de São José do Macapá, em homenagem ao padroeiro da cidade, com a procissão de São José. A comemoração ocorre no dia 19 de março.

Outros pontos turísticos

Conheça também o Parque Nacional Cabo Orange, localizado no extremo norte do estado e criado em 1980. O local possui 619 mil hectares com rica biodiversidade e área intocada e só pode ser acessada através de barcos, pela foz do rio Oiapoque.

A cerca de 300 quilômetros da capital está a Base Aérea do Amapá, que tem grande importância na história, já que teve o objetivo de ajudar às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Visite também Curiaú, uma das poucas comunidades negras do país e também área de preservação ambiental.

Vale a pena apreciar também o Fenômeno da Pororoca, que ocorre no período da maresia durante as luas novas e cheias, onde se encontram as correntes fluviais e as correntes de maré, criando grandes ondas de três a seis metros.

Comidas típicas

Os peixes e frutas, como o açaí, se destacam na culinária do Amapá. Os peixes mais procurados nos restaurantes do local são os filhotes, os pirarucus, os tucunarés e os camarões. Inclusive os molhos e acompanhamentos, normalmente, são feitos a base de peixe também.

Entre as frutas, as que mais se destacam são a manga, o caju e o açaí.

Comentários

comentários

Veja Também:close