Principais pontos turísticos do Amazonas

Sobre o Amazonas

O maior estado em território do Brasil, Amazonas é famoso mundialmente e tem belezas incríveis a serem conhecidas. Descubra quais são os principais pontos turísticos do estado antes de arrumar a mala e colocar o pé na estrada.

Principais pontos turísticos em Manaus

A capital do Amazonas é a cidade mais procurada entre os turistas que visitam o estado. Manaus tem uma boa infraestrutura para receber seus visitantes e um de seus principais pontos turísticos é o Teatro Amazonas, construído em 1896, considerado o Patrimônio Artístico Cultural do estado.

Manaus foi uma das primeiras cidades no Brasil a implantar o AmzonBus, que percorre 40 pontos turísticos da cidade, e recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, em 2009.

Entre seus principais pontos turísticos está também o Parque do Mindú, criado para incentivar o interesse ecológico das pessoas e que é uma das principais áreas de preservação do Amazonas. O Porto Flutuante também é muito procurado entre os visitantes por estar entre um dos maiores do mundo e receber aproximadamente 4 navios ao mesmo tempo, sem congestionamento.

Não deixe de conhecer a Praia da Ponta Negra, uma praia fluvial, localizada às margens do rio Negro, a 13 km do centro de Manaus. Originalmente povoada pelos índios Manaó, atualmente o local possui uma infraestrutura muito boa, já que se tornou um dos locais mais visitados entre os turistas. Na Praia da Ponta Negra ocorrem também apresentações artísticas nacionais e internacionais.

Conheça também o Palácio Rio Negro, construído, inicialmente, para ser a residência de Karl Waldemar Scholz, um grande comerciante de borracha, na época em que o estado era um dos maiores produtores do material. A Catedral de Nossa Senhora da Conceição também vale a visita, já que é um das mais antigas do estado.

Entre os museus, conheça o Museu do Seringal “Vila Paraíso” e o Museu do Índio.

Outros pontos turísticos

Na Serra do Imari, conheça o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2994 metros de altitude. O local é cercado pelo parque que leva seu nome. Para chegar lá, é necessário fazer uma trilha que inclui a subida do rio Cauaburi em canoas de alumínio com motor de popa.

Visite também o Parque Nacional do Jaú, que é uma das maiores reservas florestais do Brasil e o terceiro maior parque do mundo em floresta tropical úmida intacta, no meio da floresta Amazônica, nos estados do Amazonas e também de Roraima.

Não deixe de apreciar também o incrível fenômeno no encontro das águas, onde a água preta do rio Negro e a barrenta do rio Solimões correm lado a lado, sem se misturar.

Comidas típicas

Os peixes de água doce, os temperos, frutos da floresta e ervas usados na culinária típica do Amazonas tornam os pratos especiais e únicos. Não deixe de provar as delícias da região, principalmente o tacacá, o açaí com farinha de tapioca, o bolinho de pirarucu, a costela de tambaqui na brasa, o mousse de cupuaçu, o pato no tucupi, o sorvete de tacumã e o doce de cupuaçu.

Comentários

comentários

Veja Também:close