Principais pontos turísticos do Maranhão

Sobre o Maranhão

Localizado no nordeste brasileiro, o Maranhão é o segundo maior estado da região e o oitavo maior do país. Repleto de histórias e belezas naturais, vale muito a pena conhecer mais do local. Descubra os principais pontos turísticos do Maranhão e se apaixone pela região.

Pontos turísticos naturais

Em São Luís, a capital do Maranhão e conhecida também como a capital brasileira do reggae, as principais praias são a Calhau, onde a vegetação é rasteira, as águas calmas e a paisagem composta por dunas. Nos finais de semana o local é muito movimentado e o charme da praia são principalmente os restaurantes sobre as palafitas e os quiosques padronizados.

A Praia de Olho D’Água tem um visual rústico com morros, falésias e dunas, além de quiosques. O local é procurado principalmente por praticantes de vela, pelos ventos fortes que sopram na praia. Outra muito conhecida, é a Ponta D’Areia, a mais próxima do centro e também a mais frequentada da cidade. Já a Praia de São Marcos é a escolhida entre o público jovem e os surfistas.

A Praia de Araçagi, localizada no município de Ribamar, tem quiosques de comidas típicas que são servidas em barracas individuais que podem ser acessadas de carro.

Outras praias conhecidas são a Praia Panquatira, a Praia do Calhau, a Praia Carimã, a Praia Araçagi, a Praia de São Marcos, a Praia do Meio, a Praia de Samaúma, a Praia do Cacau e a Praia dos Lençóis. Entre as belezas naturais do estado, vale a pena conhecer também o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Lagoa Bonita, a Lagoa Azul, o Rio Preguiças, as Dunas Pequenos Lençóis, o Rio Formiga e o Rio Cardosa.

Outros pontos turísticos

Na parte histórica de São Luís, vale a pena conhecer a Avenida Dom Pedro II, local onde a cidade nasceu e onde se localiza o Palácio dos Leões, que hoje é a sede e residência do governo do estado. Ainda na avenida é possível conhecer a Prefeitura, o Tribunal de Justiça do Estado e Catedral da Sé, todos com uma arquitetura antiga e imponente.

Ainda na capital, no bairro de Praia Grande, está localizado o maior acervo de casarões históricos, o que tornou a cidade um patrimônio do mundo. Saindo da ponte do São Francisco e indo até o coreto Beira-Mar está o Cais da Sagração, de onde é possível ver a Baía de São Marcos e a Ilha do Medo.

A Fonte do Ribeirão também é um ponto turístico conhecido do estado. Tombada pelo Governo Federal em 1950, a fonte está localizada no centro histórico da cidade de São Luís. Outra fonte conhecida é da das Pedras, com fachada em estilo colonial português, construída em 1832 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão também não pode deixar de ser visitado. Inaugurado em 1973, o local era moradia da família Gomes da Silva. Atualmente, o museu expõe peças dos séculos XIX e XX.

Conheça também o Teatro Artur Azevedo, a Igreja do Carmo, a Casa das Tulhas, o Convento das Mercês, a Igreja do Desterro, o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a Lagoa de Jansen, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e o Museu de Artes Visuais.

Comentários

comentários

Veja Também:close