Principais pontos turísticos do Mato Grosso

Principais pontos turísticos em Cuiabá

Cuiabá, a capital do Mato Grosso, fundada em 1719, tem como um dos seus principais pontos turísticos o seu centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em suas pequenas ruas é possível encontrar muitas construções do período colonial, além de calçadões.

Inaugurado em 1832, o Sesc Arsenal é um símbolo da cidade, tombado e com centro de realização musical, choperia, teatro, biblioteca, sala de dança, galeria de artes, cinema e local para artesanato.

Sede tradicional da festa do Senhor Divino, que ocorre de maio a junho na cidade, a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus e a sede da arquidiocese de Cuiabá fazem parte das atrações turísticas da cidade. Outra construção religiosa conhecida na cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e a Igreja do Rosário e São Benedito.

Administrada pelo Sesc, a Casa do Artesão é muito visitada em Cuiabá e reúne grandes artistas do estado, separados por segmentos como artesanato em madeira, tecelagem, biojóias, trabalho indígena, entre outros.

Não deixe de visitar também o Parque Mãe Bonifácia, o Parque Massairo Okamura, o Parque Zé Bolo Flô, o Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, o Parque Tia Nair, o Horto Florestal Tote Garcia, o Sesi Park, o Parque Municipal Morro da Luz, o Museu Histórico de Mato Grosso e o Cine Teatro Cuiabá.

Principais pontos turísticos em Chapada dos Guimarães

O lugar mais conhecido da cidade é, sem dúvidas, a Cachoeira Véu de Noiva, com seus 86 metros de queda. É possível ter uma vista privilegiada em um mirante próximo a entrada do Parque Nacional da Chapada, através de uma trilha simples e rápida. No mesmo parque é possível visitar o Circuito das Cachoeiras, um passeio com aproximadamente cinco horas e que passa por sete quedas d’água.

Vale a pena conhecer também a Cidade de Pedra, esculpidas pela chuva e pelo vento de uma maneira que lembra as ruínas de uma cidade, com mais de 300 metros de queda livre em seu paredão.

Para quem gosta de aventura, vale a pena fazer a trilha de 16 quilômetros que leva ao topo do Morro São Jerônimo. Para conhecer todos esses lugares são necessários pelo menos três dias. E além deles, existem outras atrações incríveis como a Casa de Pedra, o Garimpo do Salvador, o Mirante do Ponto Geodésico da América do Sul, a Caverna Aroe, a Lagoa Azul, a Salgadeira, o Portão do Inferno, o Complexo da Mata Fria, o Caminho das Águas e o Caminho das Pedras.

Outros pontos turísticos

Conheça Salto Utiarati, em Campo Novo dos Parecis; o Rio das Mortes e a Lagoa Azul, em Primavera do Leste; a Cachoeira no meio da Amazônia; o Aquário Encantado, em Nobres; e a Cachoeira Salto das Nuvens, uma das mais procuradas do estado pelos visitantes, formada pelo Rio Sepotuba.

A Nova Xavantina, na região do Araguaia, é famosa pelas incríveis cachoeiras e pelas praias de areias brancas. Visite também as praias da região do Araguaia, onde é possível ver tartarugas por sua extensão.

Em Cacéres, os principais pontos turísticos são a Lagoa da Água Milagrosa, a Reserva Ecológica Taimã, o Marco do Jaurú, a Praia do Daveron, a Fazenda Histórica Jacobina e o museu histórico da cidade.

Comentários

comentários

Veja Também:close