Principais pontos turísticos do Minas Gerais

Sobre Minas Gerais

Com cerca de 20 milhões de habitantes, Minas Gerais tem um importantíssimo acervo arquitetônico e artístico barroco. Conheça os principais pontos turísticos do estado.

Principais pontos turísticos em Belo Horizonte

Capital do estado, Belo Horizonte tem como um de seus principais pontos turísticos a Lagoa da Pampulha, que junto de outros atrativos formam o Complexo da Pampulha. Outro local bastante procurado na cidade, também dentro do complexo, é o Iate Tênis Clube, construído em 1943.

Reformada e reinaugurada em 2002, a Casa de Baile, depois de ser um famoso salão de dança da cidade, atualmente é um memorial construído por Oscar Niemeyer e voltado à arquitetura e ao design.

Não deixe de conhecer também o Memorial Minas Gerais Vale, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Igreja Batista da Lagoinha, a Praça da Liberdade, o Museu de Metal e Minas, o Palácio da Liberdade, a Serra da Moeda, a Igreja de São Francisco de Assis e o Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão.

Principais pontos turísticos em Ouro Preto

Juntamente com Belo Horizonte, Ouro Preto é uma das principais cidades turísticas do estado e é famosa principalmente por ter sido a primeira cidade brasileira a ser considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980.

A melhor maneira de conhecer a cidade é caminhando. A Praça Tiradentes é um dos cartões postais da cidade e reúne muitos turistas. No local, existe um setor de informações onde distribuem mapas da cidade aos visitantes. A antiga Casa da Câmara e Cadeira de Vila Rica, localizada na praça, é atualmente o Museu da Inconfidência, onde é possível encontrar obras de Aleijadinho e Ataíde.

Em um dos pontos mais elevados da cidade está outra atração bastante conhecida, a Igreja São Francisco de Paula. Outra construção religiosa conhecida é a Igreja de São Francisco de Assis, com escultura e arquitetura de Aleijadinho e pintada por Ataíde. Inclusive, a antiga morada de Aleijadinho, localizada ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, hoje é o Museu do Oratório, um casarão histórico que reúne uma coleção de 300 imagens e 162 oratórios.

Na cidade, vale a pena conhecer também a Igreja Nossa Senhora das Mercês, o Museu Casa dos Contos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Nossa Senhora do Pilar.

Outros pontos turísticos

Em Juiz de Fora, conheça o Calçadão da Rua Halfeld, o Morro do Imperador, o Parque da Lajinha, o Museu de História Natural, o Museu de Arqueologia e Etnologia de Universidade Federal de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora e o Centro Cultural dos Correios.

Em Poços de Caldas, as principais atrações são o Santuário Mãe Rainha, os Cristais São Marcos, o Recanto Japonês, o Teleférico e Serra São Domingos, a Basílica Nossa Senhora da Saúde, a Fonte dos Amores, a Cachoeira Véu das Noivas e o Museu Histórico e Geográfico.

Se o seu roteiro incluir a cidade de Uberlândia, não deixe de visitar o Parque do Saibá, a Igreja Nossa Senhora das Dores, a Casa da Cultura, o Museu de Biodiversidade do Cerrado, a Igreja do Espirito Santo do Cerrado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu do Índio.

Comentários

comentários

Veja Também:close