Principais pontos turísticos do Pará

Sobre o Pará

O segundo maior estado do país, o Pará, com 144 municípios, está no centro da região norte. O estado é o mais populoso da região norte, conheça os principais pontos turísticos do estado e programe sua viagem de férias.

Principais pontos turísticos naturais

O Parque Mangal, ou Mangal das Graças, é um dos principais pontos turísticos do estado. Seu nome foi dado pela quantidade de garças presentes no local. O parque tem uma enorme área verde, além de viveiros de pássaros, restaurantes, museus, lojinhas e artesanato local.

Conheça também a Ilha de Algodoal, o Parque do Utinga, o Parque Ecológico do Município de Belém, o Parque da Residência, o Bosque Rodrigues Alves, a Ilha de Cotijuba, a Floresta Nacional dos Tapajós, a Ponta de Pedras, o Encontro das Águas, a Cachoeira do Aruã, a Praia Pajuçara, o Lago Maicá e o Bosque Santa Lúcia.

Outros pontos turísticos

O Mercado Ver-o-Peso é um dos principais pontos turísticos de Belém. Semelhante a uma feira, no lugar é possível encontrar muitos legumes, frutas, verduras e o açaí, que é bem tradicional na região. O local tem um espaço separado apenas para peixes, já que a procura em todo o estado é muito grande. O Mercado é considerado uma das maiores feiras da América.

Outro local muito conhecido é o Teatro da Paz, construído em homenagem a Nossa Senhora da Paz e inaugurado em 1974. A construção tem uma beleza incrível e uma das arquiteturas mais bonitas do estado. Pra conhecer mais da cultura dos ribeirinhos, visite da Estação das Docas, na Baía do Guajará, onde existem vários passeios de barco, além do porto e restaurantes.

Entre os pontos turísticos religiosos estão a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a Catedral da Sé, a Catedral Metropolitana de Belém e a Igreja de Santo Alexandre – que também é o Museu de Arte Sacra.

Para quem gosta de visitar museus, existem algumas opções no estado. Construído no século XIX, o Palácio Antônio Lemos já abrigou o Tribunal de Relação, o Conselho Municipal, a Câmara dos Deputados e a Junta Comercial. Com uma arquitetura em estilo neoclássico tardio, atualmente é a sede do Museu de Arte de Belém. O local possui uma coleção de obras brasileiras e europeias do período áureo da borracha na cidade, além de um acervo de contemporâneo. As salas de exposições são nomeadas em homenagem a artistas que possuem obras expostas ou que tem muito reconhecimento na área. O local possui também uma biblioteca especializada em artes visuais, museologia e correlatos e um auditório para solenidades. Além deste, conheça também o Museu do Círio de Nazaré e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Outras atrações bastante conhecidas no estado são a Praça Batista Campos, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, o Forte do Presépio e o Espaço São José Liberto.

Comidas típicas

Com principal influência da cultura indígena e um pouco da africana e portuguesa, os principais ingredientes são da natureza da Amazônia, como o caranguejo, o camarão, peixe, aves, mariscos e pato. Os temperos mais usados são as folhas de chicória, coentro e maniva, além de pimentas e ervas.

Comentários

comentários

Veja Também:close