Principais pontos turísticos do Piauí

Sobre o Piauí

Para quem busca diversão, cultura, entretenimento e tranquilidade, o Piauí é o lugar certo para viajar. Conheça os principais pontos turísticos do estado.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Principal ponto turístico do estado do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é classificado pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade por possuir a maior concentração de pinturas rupestres do mundo em seus 737 sítios arqueológicos catalogados.

Para os turistas que gosta de cultura, história e aventura, o ponto turístico, localizado nas cidades de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti é a opção perfeita.

Outros pontos turísticos do Piauí

Além do Parque Nacional da Serra da Capivara, existem mais três parques que merecem ser conhecidos no Piauí. O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, na região norte do estado, é uma área de preservação ambiental e, no primeiro semestre do ano, período das chuvas, apresentam um lindo espetáculo das quedas d’água. O Parque Nacional de Sete Cidades, também ao norte do estado e também área de preservação, administrado, atualmente, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. E, por último, o Parque Ambiental Encontro dos Rios, que é um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina, devido ao encontro dos rios Poti e Parnaíba e ao Restaurante Flutuante com comidas típicas.

Na parte histórica, a Igreja São Benedito, no centro de Teresina, construída em 1886, é uma ótima opção de turismo. Além dela, a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, também é uma ótima opção.

Para quem passa por Teresina, precisa conhecer também a Ponte Estaiada João Isidoro França, inaugurada em 2010, sobre o rio Poti, para a comemoração dos 150 anos da cidade.

Valem a visita também a Lagoa do Portinho, em Parnaíba; o Mercado Central São José, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Polo Cerâmico do Poty Velho, todos em Teresina.

Um ponto turístico que passa pelo Piauí e pelo Ceará é o Cânion do Rio Poti, bastante procurado por ecoturistas e aventureiros por sua beleza natural.

Principais praias do Piauí

Única praia na cidade de Parnaíba, a Praia da Pedra do Sal é dividida em lado manso e lado bravo. O lado manso, em que o mar é mais calmo, é mais procurado por pescadores e para descansar. Já o lado bravo é mais visitado para esportes radicais como asa delta e surf.

Além dela, entre as principais praias do Piauí, encontra-se a Praia da Atalaia, em Luís Correia, que é a mais frequentada do estado e também a que possui melhor infra-estrutura para receber turistas. As praias do Coqueiro e de Macapá, no mesmo município, são um pouco menos movimentadas, mas não menos belas.

Já para quem procura uma praia ainda não tão conhecida pelo turismo, a Praia da Barra Grande, na Baía de Camamu é uma ótima opção.

Já o Delta do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão, é um paraíso a parte. O local é cheio de dunas, 73 ilhas fluviais e mangues, com um cenário incrivelmente paradisíaco.

Comentários

comentários

Veja Também:close