Principais pontos turísticos em Tocantins

Sobre Tocantins

Apesar do estado ser conhecido principalmente pelas Festas de Tocantins, há muito mais lugares incríveis e surpreendentes para conhecer. Com temperaturas que cercam os 38 ºC e clima úmido, o estado é uma ótima opção para quem gosta de calor.

Natureza

Entre os pontos turísticos da região, o Deserto do Jalapão é o que mais se destaca por ser uma mistura de savana, cerrado e deserto. Para quem gosta de aventura na natureza, essa é uma ótima opção, principalmente entre os meses de abril e setembro, que é quando chove menos e permite que sejam feitas trilhas e visitas a ribeirões e praias do local.

O Parque Estadual do Cantão e seus 90 mil hectares também é uma boa pedida para quem gosta de estar em contato com a natureza. A área é composta por Floresta Amazônica, Cerrado e algumas características do Pantanal.

Há ainda o Rio Araguaia com suas praias encantadoras e a Ilha do Bananal, uma das maiores ilhas fluviais de todo o mundo, além, de ser uma Reserva da Biosfera pela UNESCO. O local conta com passeios para conhecer as trilhas, as praias e a área indígena da região.

Considerada a melhor praia do estado, a Praia do Prata também vale a visita. Sua infraestrutura para receber turistas é muito bem desenvolvida.

Outro paraíso natural de Sergipe é a Ilha Canela, que fica próximo ao centro de Palmas e possui restaurantes e bares, além de passeios de barco com a possibilidade de fazer mergulho e outras atividades aquáticas.

Pontos turísticos

Principalmente em Palmas, há muitos lugares bonitos e históricos para serem conhecidos.

No centro da praça dos Girassóis, está localizado o Palácio do Araguaia, um dos principais centros políticos da região. Na mesma praça, é possível conhecer a Fonte Luminosa, que apresenta espetáculos incríveis de luzes e água que são ainda mais procurados durante o Natal.

Já o parque Cesamar dispõe de um grande espaço usado para shows e apresentações artísticas, além de ter aparelhos para ginástica ao ar livre, piscinas, pistas de skate e trilhas.

Outro lugar muito conhecido, esse na cidade de Paraíso do Tocantins, é a Serra do Estrondo, onde ocorrem frequentes atividades recreativas, principalmente para crianças. A excursão envolve uma trilha que leva ao topo da montanha, onde é possível conhecer algumas espécies de aves e mamíferos, além da vista incrível que se tem do topo.

Festas típicas

Comemorado em julho, a Festa do Boi-Bumbá é uma das mais famosas do estado. Além da presença do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, as pessoas se divertem, dançam e podem desfrutar da comida típica regional.

Além dessa festa, existem outras que também são tradicionais no estado como a Folia de Reis, a Festa do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas, o Congo ou Congada, a Festa de Nossa Senhora da Natividade, os Festejos de Nossa Senhora do Rosário, a Romaria do Bonfim e a Roda de São Gonçalo.

Comentários

comentários

Veja Também:close